O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Algodão colorido será tema da 23ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba

Vem aí a 23ª edição  do Salão de Artesanato da Paraíba com o tema “O espaço é do povo e o algodão colorido é paraibano”. Em 2016 o destaque será para o algodão colorido orgânico – produzido no interior do nosso Estado. O evento acontece de 8 a 31 de janeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Durante os dias da mostra, serão evidenciadas peças produzidas com as variedades safira, topázio e rubi.

Pela primeira vez, a organização do Programa de Artesanato da Paraíba irá homenagear o algodão colorido, produto que se tornou símbolo regional em lojas de artigos para turistas e ganhou o status de matéria prima de luxo em feiras nacionais e internacionais nos mercados de exportação para países europeus como a Itália, Espanha, Alemanha e França.

Cultivo sustentável – No Agreste paraibano, o cultivo se tornou a principal fonte de renda para cerca de 30 famílias do Assentamento Margarida Maria Alves (maior produtor local), no município de Juarez Távora, distante aproximadamente 100 km de João Pessoa.

Para a gestora do programa de artesanato da Paraíba, Lu Maia, a visibilidade proporcionada pelo Salão deverá ampliar a produção para atender a demanda dos novos mercados. “Grandes marcas de confecções já demonstram interesse em desenvolver linhas sustentáveis. Elas precisam ter mais informações sobre o produto para ter um consumo consciente pensando nas futuras gerações (…)”.

 


Governo da PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *