O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Apollo Costa chega a João Pessoa para produzir ‘Fest Nordeste’

2023 começou com a produção de um novo produto audiovisual paraibano.

Você já imaginou um grande festival de artes do Nordeste em João Pessoa? O cineasta Apollo Costa sim. 

Estão em andamento as gravações do episódio piloto de ‘Fest Nordeste’, que conta a história de cinco protagonistas, de diferentes áreas artísticas: canto, dança, circo, entre outras, que disputam um prêmio de R$200 mil. As gravações estão sendo feitas em diversos pontos de João Pessoa, a exemplo do Hotel Globo, Teatro Santa Roza e Floricultura André Luiz Flores.

Dirigida e produzida por Apollo, o elenco da produção conta com nomes como Zezita Matos, Naldo Barbosa, Ceres Leão e mais 22 nomes, deles 95% paraibanos. 

Michelle Rocha faz parte do elenco e conta que está adorando a experiência de gravar ‘Fest Nordeste’.

“É maravilhoso. O elenco TOP, a direção, a equipe, os maquiadores e todos os envolvidos. Para mim está sendo uma experiência sensacional.”

A ideia inicial do projeto veio quando Apollo, que é paraibano e sempre vem passar as festas de fim de ano em João Pessoa, viu um edital lançado na Paraíba.

“Esse edital acabou não dando certo porque não deu tempo da gente colocar, mas a gente seguiu com o roteiro, a gente seguiu com o projeto e começou a articular locações, atores, para dar tempo de a gente fazer durante essa minha viagem”, conta Apollo. 

O episódio é um piloto para uma futura série.

“O intuito é apresentar o projeto piloto para canais de TV e também para festivais tanto regionais, nacionais, quanto internacionais”, complementa o jovem cineasta. 

Apollo e Zezita nas gravações de “Fest Nordeste” (Reprodução/ Instagram @apollooficial).

Apollo foi ainda criança para o Rio e depois para São Paulo, mas não deixou as raízes paraibanas. Todos os anos ele busca fazer algum produto cultural na Paraíba. Parou as visitas durante a pandemia, mas em 2023 veio o desejo de fazer uma produção audiovisual em João Pessoa.

“Em 2018 eu comecei a fazer apresentações de pocket show lá e eu ficava sempre vindo para João Pessoa e ficava pensando, junto com minha mãe que me ajuda como produtora, por que não sempre que vir fazer alguma coisa? Já fiz show com a Alice Cereja, já fiz um musical com a Mariah Yohana, e esse ano eu quis fazer produção audiovisual.”

Fest Nordeste e João Pessoa

Na visão de Apollo, quando a Paraíba é retratada em produções audiovisuais são raras as imagens do litoral. Para ele, por uma questão cultural, são vistas mais imagens do sertão da Paraíba. O desejo era filmar no litoral, mostrar João Pessoa, as praias. Então ele pensou em histórias que se passavam em João Pessoa.

“A gente vê muito saindo do Nordeste e indo para o eixo Rio/ São Paulo para tentar alguma coisa em produtora grande, TV Globo e outras emissoras. Nós temos algumas linhas de personagens diferentes. Um desses personagens, por exemplo, vem do Norte para João Pessoa. Justamente fazendo uma troca de eixo e procurando um caminho diferente”.

O intuito da produção é também valorizar os artistas da cidade, mostrando que a capital paraibana tem um alto potencial artístico. 

“A gente queria muito valorizar pessoas de João Pessoa também, então a gente tem três protagonistas de João Pessoa, uma que vivencia isso, que sai do norte para tentar a carreira artística em João Pessoa e uma de Recife. E a gente queria muito contar como se João Pessoa fosse a sede de um festival de artes que recebesse não só nordestinos, mas gente do Brasil inteiro. Que tivesse esse movimento para João Pessoa e não de exportação de artistas“, afirmou Apollo. 

Direção: Apollo Costa

Apollo é formado em Cinema, começou sua vida artística como ator, mas já se arriscava atrás das câmeras antes mesmo da faculdade.

“Quando eu fiz Gaby Estrella foi, eu acho que, meu estalo de querer fazer produção audiovisual. Eu atuava, mas eu sempre via como acontecia o processo de produção e acabei me apaixonando, foi ali que eu comecei a ter mais vontade de fazer cinema”.  

Durante a faculdade de Cinema Apollo dirigiu “Diferentemente”, uma websérie. A partir daí a carreira de Apollo como diretor deslanchou e ele dirigiu séries em vários lugares do Brasil, chegando agora a João Pessoa com ‘Fest Nordeste’ onde, além de diretor, é roteirista, ator e produtor.

 Acompanhe nas redes sociais:

Perfil oficial do Fest Nordeste: @festnordeste

Apollo Costa: @apollooficial 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *