O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/07/2020

Rejane Ribeiro

Cantora e compositora, natural de Areia-PB.
Data de publicação: julho 13, 2020

Naturalidade: Areia – PB

Nascimento: 20 de outubro de 1994

Atividades artístico-culturais: Cantora, Compositora

Instagram: @rejaneeribeiroo

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwqTEjxQyep2Whvt1gLevaQ

Facebook: Rejane Ribeiro

E-mail: rejaneribeiro.n@gmail.com

Contato: (83) 9 9834-9593

Rejane Ribeiro é agroecóloga, cantora, mascida dia 20 de outubro de 1994 desde criança já sentia apreço pela música. Ela fala que tudo começou quando ia para o local de trabalho do seu pai com seu irmão Daniel. Lá tinha uma espécie de palco e nele brincava de cantora com um violãozinho verde de brinquedo, enquanto seu irmão era à plateia e dessa forma, Rejane já percebia em forma de brincadeira que a música era algo muito especial para ela. Paraibana, da cidade de Areia e residindo na comunidade rural da Chã de Jardim, ela tem a certeza, que entre às artes, à música é sua grande paixão.

Aos 12 anos de idade, Rejane teve o primeiro contato com um violão de verdade, foi através do seu primo Tiago. Nesse dia ela conta que foi amor à primeira vista e no mesmo dia já conseguiu “tirar o som de algumas acordes” que seu primo ensinou. De lá pra cá muita coisa mudou.

Três anos depois Rejane conseguiu adquirir seu primeiro violão, inclusive tem ele até hoje. Para conseguir compra-lo ela trabalhou muito. Por morar em um sítio cheio de frutas, ela viu na coleta da castanha de cajueiro a oportunidade de realizar seu sonho. Foram meses de muito trabalho, até que ela conseguisse arrecadar o valor necessário para comprar o seu sonhado violão giannini.

Depois, que a então cantora e compositora, Rejane Ribeiro comprou seu instrumento musical, o próximo passo foi aprender a tocar. Seu primeiro professor lhe dava aulas em casa, depois conseguiu se matricular em uma escola da cidade, durante esse processo a menina tímida se desenvolvia rapidamente. Logo depois começou a cantar na igreja da comunidade, depois ganhou os palcos dos restaurantes da cidade por incentivo da sua amiga Luciana Balbino que também fazia parte do Grupo de Jovens da Igreja. 

Anos se passaram, e hoje, Rejane possui quatro CD’s gravados “Rejane Ribeiro Voz e Violão”, “Canções que Falam Por Mim”, “Homenagem aos Artistas Nordestinos” todos eles no seguimento da MPB e “Canções à Maria” com canções religiosas e salmos gravado com os salmos do advento para a igreja. Atua nas redes sociais, Facebook, Instagram e seu canal no YouTube são seus aliados na divulgação do seu trabalho. 

Uma de suas referências musicais está à cantora e compositora Vanessa da Mata. Quando canta suas canções, o público reage de vários jeitos. “Eles me davam um respaldo muito grande quando cantava uma música dela. Cantavam junto comigo, levantavam o olhar, as mãos, sorriam, filmavam… interagiam muito bem. Foi assim que comecei a buscar mais, procurar vídeos, músicas, até o dia que tive a oportunidade de ir a um show dela, onde eu pude me encantar ainda mais pelo trabalho, me inspirar também.”

Sua voz encanta a todos que a ouve, tem fãs espalhados por vários estados brasileiros. Rejane já teve a oportunidade de se apresentar em vários eventos entre eles na Rota Cultural Caminhos do Frio, no Evento Cresça com o Google em João Pessoa e no programa “Live Itararé” da TV Itararé, afiliada da Tv Cultura em Campina Grande – PB.

Em janeiro de 2020, Rejane criou sua primeira música autoral “Chã de Jardim” em parceria com o escritor e Poeta, Gulherme Mendicelli durante a realização do projeto Galerias, onde doze artistas de vários estados brasileiros transformaram às fachadas das moradias da comunidade Chã de Jardim que dá nome a canção, em grandes obras de artes.

Com a chegada da pandemia e por não poder mais se apresentar no restaurante rural vó maria localizado na comunidade, assim como nas pousadas e hotéis da cidade ela criou a “Serenata Virtual”. Tradicionalmente as serenatas são apresentadas em frente a morada da pessoa que vai receber a homenagem, mas nesse período de distanciamento social, as pessoas solicitam às Serenatas Virtuais que é composta de Mensagem, Música e Fotos, esses elementos são transformados em um vídeo que segue para o destinatário por meio do whatsapp. O projeto é um sucesso, ela fala que recebeu pedidos de serenatas de vários estados do país para o dia dos namorados e continua a receber encomendas para pessoas que buscam presentear amigos, parentes distantes.

Rejane sonha alto, como todo mundo que busca alcançar seus objetivos, sonho esse que vai além do reconhecimento da sua cidade. “Com relação ao sucesso que tantos artistas buscam eu costumo dizer que também busco. Acho que todo artista espera ser reconhecido. Acredito que se trabalho com amor, procurando sempre expor meu trabalho da melhor maneira, como consequência disso, vou conseguir. Pode até ser um sucesso a nível local, mas assim, porque não esperar um reconhecimento maior a nível de Paraíba, ou a nível de Brasil?”.

Fonte: Entrevista com Rejane Ribeiro por Daniel Ribeiro (Estudante de Jornalismo – UEPB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *