Localização: Cajazeiras – PB
Inauguração: 2019
Acervo: Fitas VHS, Fotografias, Filmes, Slides, Livros, Revistas, Jornais que contam a história do município de Cajazeiras – PB
Idealizador do Projeto: Alexandre Batista Rolim
Edital de Aprovação: FUMINC – Fundo Municipal de Incentivo à Cultura
O projeto do MIMCA (Museu de Imagem e Memória de Cajazeiras) foi apresentado por Alexandre Batista Rolim recebendo a aprovação do edital do FUMINC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) de 2018, numa iniciativa da Prefeitura municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto passou a ser desenvolvido no ano seguinte.
O projeto teve como finalidade fazer uma restauração e digitalização de um acervo de milhares de fitas e fotografias que retratam a vida de moradores ilustres e da história de Cajazeiras, o acervo já conta com aproximadamente mil fitas VHS, 500 fitas DV, três mil fotografias, 30 filmes Super 8, além de slides, revistas, documentos e matérias de jornais locais.
Esse projeto resgata de forma consciente as raízes da cidade, sensibilizando a população para a importância de conhecer através de conteúdo audiovisual um pouco da trajetória histórica de Cajazeiras. Todo esse material está disponível também no site oficial do MIMCA. A cidade tem uma das mais belas histórias do sertão paraibano e nordestino.
Para salvaguarda do patrimônio histórico e cultural cajazeirense e preservação da memória local em formato audiovisual, os investimentos da gestão local foram em torno de R$ 217 mil sendo que 15% desse valor foram retirados para manutenção do FUMINC, a Prefeitura Municipal foi a primeira a respeitar a lei de incentivo à Cultura ao repassar ao FUMINC o percentual de 2% de arrecadação municipal conforme a lei 1891/2010.
Jonas do Nascimento
Fonte: