O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/10/2022

Chã de Pia

A Chã da Pia é uma típica comunidade rural tradicional composta por artesãos que produzem cerâmica utilitária.
Data de publicação: outubro 28, 2022

Município: Areia – PB 

Limites entre as regiões: Chã da Pia é uma comunidade rural localizada em uma região de transição entre as microrregiões do Brejo e do Curimataú Ocidental (parte mais seca da mesorregião do Agreste). A comunidade está situada na porção noroeste de Areia, estabelecendo limite com Remígio, delimitada a oeste pela rodovia estadual PB-105 e ao sul pelo Rio Araçagi ou rio da Pia.

Instagram: 

https://www.instagram.com/chadapiaa/

https://www.instagram.com/restaurantebarroesabor/

https://www.instagram.com/elianedelfinno/

https://www.instagram.com/quintaldasol5/

A Chã da Pia é uma típica comunidade rural tradicional composta por artesãos que produzem cerâmica utilitária, conhecidas na região como loiça de barro – panelas, potes, fogareiros e outros utensílios domésticos. Trata-se de uma atividade realizada principalmente por mulheres com técnicas artesanais adquiridas de seus familiares, que fazem parte de uma tradição multimilenar: sentadas no chão, com a habilidade de suas mãos, produzem objetos cerâmicos de diversos tamanhos e para diferentes usos.

A atividade é desempenhada no seio de uma comunidade agrícola, onde se produz alimentos para o autoconsumo nos roçados e se pratica a criação de pequenos animais. O processo de fabricação das loiças da Pia, assim como outras atividades camponesas, envolve mão de obra familiar.

Por séculos as loiças ficaram restritas às cozinhas e aos fogões de lenha, exercendo uma função exclusivamente utilitária, estando inseridas na categoria de bens domésticos de guarda, preparo e consumo de alimentos. O aparecimento do fogão a gás e das panelas de alumínio fez com que a procura por estes utensílios domésticos diminuísse, pondo em risco, nesta perspectiva, a continuidade deste saber-fazer tradicional. Hoje, para além de seu uso original, a loiça tradicional ganhou uma função decorativa de valor cultural agregado, abrindo uma nova perspectiva de sustentabilidade.

Recentemente, atendendo às demandas de mercado, algumas artesãs vêm introduzindo objetos decorativos em seus repertórios, passando a produzir peças como bonecas e animais que aparentemente caíram no gosto do comércio local.

As loiças de Chã da Pia são tradicionalmente comercializadas em feiras-livres da região como as de Areia, Esperança, Remígio, Arara, Barra de Santa Rosa, Alagoa Nova e Campina Grande.

Com o desenvolvimento do turismo da região, está sendo possível inserir o saber-fazer das Loiceiras de Chã da Pia no roteiro cultural da cidade, exemplo disso é a divulgação feita no Restaurante Rural Vó Maria, uma iniciativa desenvolvida por um grupo de agricultura familiar da comunidade Chã de Jardim. A exposição dos trabalhos também ocorre em hotéis e outros restaurantes locais, demonstrando o uso da cerâmica tradicional, ora de forma utilitária, ora meramente decorativa como uma prática enraizada na cultura e identidade local.

Curiosidades:

A implantação de um ponto de venda na sede comunitária do projeto Chã da Pia também gerou novas oportunidades de comercialização dos produtos, que ganharam marcas de identidades visuais próprias desses produtos e de suas artesãs.

De forma geral, a venda direta ao consumidor também é feita a céu aberto e os vasos ficam dispostos no chão das chamadas “pontas de rua”. Conforme tradição popular, antes de fechar o negócio, comerciantes e possíveis compradores costumam fazer uma avaliação auditiva das peças, com base no som que emitem ao serem percutidos com o toque da mão fechada. Assim, o som de um “tinido fixe” é considerado um indicativo de melhor qualidade em comparação ao de um “tinido fofo”.

Em 2013 através do Programa Mais Educação do MEC, foi implantado a oficina de cerâmica durante todo o ano escolar. Levando para o cerne do planejamento das ações das escolas os saberes da comunidade, desde os da agricultura familiar aos da produção das loiças tradicionais de Chã da Pia. Também foram ministradas, fora do ambiente escolar, oficinas das loiceiras participantes do projeto para jovens e crianças da comunidade.

Segundo a prefeitura municipal de Areia (PB) a feirinha da comunidade de Chã da Pia localizada na zona rural de Areia voltou a funcionar em especial aos sábados pela manhã.

Amanda Azevedo

Fontes:

Retirado do material digital: “O saber e fazer das loiceiras de Chã da Pia” que foi promovido pela Associação dos Amigos de Areia – AMAR – através de edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI – do IPHAN, em parcerias com as Secretarias de Educação e de Cultura do município de Areia e o SEBRAE, para publicação em Abril de 2014.

Localidade de Chã da Pia retoma a realização da feirinha da comunidade. Em: 14/09/2021

https://areia.pb.gov.br/localidade-de-cha-da-pia-retoma-a-realizacao-da-feirinha-da-comunidade/