O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/03/2023

Dione Rabelo

Artista Plástica.
Data de publicação: março 14, 2023

Naturalidade: Princesa Isabel – PB

Nascimento: 23 de Maio de 1959

Atividade artístico-cultural: Artista Plástica (Xilogravadora, pintora e escultora)

Instagram: https://www.instagram.com/rabello.dioni/

Dione Rabelo é natural de Princesa Isabel, Sertão da Paraíba, mas foi criada em Triunfo – PE. Mudou-se para João Pessoa, onde formou-se em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e participou, na Fundação Espaço Cultural (Funesc), de uma oficina de pintura em papel ministrada pelo artista plástico Raul Córdula, que, na ocasião, percebeu sua vocação para as artes e a encaminhou para alguns amigos no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), com a recomendação de que “burilassem” o talento que ela já possuía, mas faltava aperfeiçoar.

Sobre sua infância em sua cidade natal, a artista declara: “essa cidade de Pernambuco, que ainda hoje é rica em cultura popular, teve uma importância fundamental para mim, fui educada em colégio de freiras alemãs”.

Segundo Dione durante sua infância a participação em uma oficina instalada no quintal da casa de parentes, para confecção de máscaras multicoloridas para as brincadeiras durante o Carnaval, durante o período do Rei Momo, a inspiravam. A paraibana observava, pela cidade, as brincadeiras de Caretas, que são grupos tradicionais, que usam máscaras multicoloridas e chicotes para compor o visual. Então iniciou a carreira artística.

“Há mais de trinta anos comecei nas artes visuais pela serigrafia, em seguida enveredou pela litogravura e depois a pintura. E sigo buscando novas formas de expressão artística”, disse.

E nessas três décadas de atividades na carreira, como profissional, a paraibana Dione Rabelo já conquistou – literalmente – o mundo. Participou de mostras com suas xilogravuras, além do Brasil,  na International Print Biennial Varna, na Bulgária; na International Contemporary Print Biennale, na Romênia; e no Territorios del Grabado, na Argentina. Mas ela – que cria peças em outras modalidades, a exemplo da escultura, cerâmica, pintura e arte digital – também expos seus trabalhos no Presión Festival de Arte Contemporanea, no México, e no The “Iosif Iser” International Contemporary Engraving Biennial Exhibition, na Romênia.

“Eu nunca pensei que iria chegar a expor internacionalmente. Isso não aconteceu da noite para o dia. Mas isso, para mim, é, sinceramente, uma grande alegria. O sonho de todo artista é querer mostrar seu trabalho e, como aqui em João Pessoa os espaços são poucos, fui inscrevendo minhas obras em eventos em outras localidades. Com o tempo, passei a ser um nome conceituado, pela qualidade do trabalho realizado. E eu, graças a Deus, tenho muitas habilidades, não me limito a criar obras em apenas uma modalidade artística e estou sempre produzindo”, confessou Dione.

Dione Rabelo está entre os 134 xilogravadores que participaram da coletiva em comemoração pelo transcurso dos 30 anos de fundação do Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão (SP), em 2018.

“Foi uma exposição histórica, só com xilogravadores brasileiros, residentes no país e ativos. Foi aberto um concurso e eu tive a honra de ser selecionada. Participam artistas da nova geração e outros já renomados, como Maria Bonomi. Esse Museu tem uma história muito interessante”, disse ela.

Israela Ramos 

Fonte:

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/artista-plastica-paraibana-mostra-sua-arte-pelo-mundo