O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/03/2023

Gina Dantas

Dentre os ceramistas atuais do Brasil, Gina Dantas destaca-se por percorrer uma trilha única: ela cria figuras que lembram as tradições da cerâmica andina, notadamente da cultura mochica.
Data de publicação: março 22, 2023

Naturalidade: Recife / radicada em João Pessoa – PB

Atividade artístico-cultural: ceramista

Instagram: @ginadatelie

Contato: (83) 991220918

Virginia Bezerra Cavalcanti Dantas (Gina Dantas) nasceu em Recife – PE e atualmente reside em João Pessoa, capital paraibana, onde tem ateliê. Iniciou suas pesquisas em cerâmica em 1984 na Cooperativa de Cerâmica do Kibutz Bror Chail em Israel. Modela esculturas femininas, masculinas, híbridas humano/animal com acabamento em engobe há mais de 20 anos.

Dentre os ceramistas atuais do Brasil, Gina Dantas destaca-se por percorrer uma trilha única: ela cria figuras que lembram as tradições da cerâmica andina, notadamente da cultura mochica. Gina tem a noção exata das proporções e dos volumes, além de utilizar a cor de forma sutil e sensível. Uma artista que se comunica facilmente pela harmonia e beleza que transparecem em suas peças. Há quase 30 anos, sua arte em cerâmica percorre diferentes espaços proporcionando conexão com a delicadeza da criação artística. Para ela a cerâmica é uma bússola apontando para onde estamos verdadeiramente inseridos, em uma linda teia de pura vida na biosfera circundante. Os ornamentos, flores, folhas, as cores, animais e humano-animais, são um espelho revelando a paleta natural do mundo relativo. Ressaltando que toda esta subjetividade só faz sentido se alinhada com o propósito maior de reconexão com a essência da própria vida. Do micro ao macrocosmo a dinâmica é a mesma: harmonia e equilíbrio, afirmou a artista Gina Dantas. Ao longo de sua trajetória participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. 

Já estudou música e trabalhou como restauradora em uma azulejaria barroca, entrando na cerâmica em sua vida por um acaso, quando conheceu a artista Maria dos Matos, também ceramista, que morava perto de sua casa, em João Pessoa. 

“Quando me  encontrei com a cerâmica, tive a nítida impressão de estar descobrindo um tesouro escondido. Senti uma alegria e uma paz instantâneas, como se tudo que eu estivesse procurando há muito tempo, estivesse afinal ali, em minhas mãos”, lembra a artista.

Sandra Vasconcelos

Fontes:

https://www.catalogodasartes.com.br/artista/GINA%20DANTAS/

https://wscom.com.br/gina-dantas-lanca-livro-tocando-a-terra-na-abertura/