O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/08/2023

Michelle C. Buss

Poeta, escritora, editora, cantora e compositora.
Data de publicação: agosto 17, 2023

Nascimento: 1988

Naturalidade: Jaguari-RS/ Radicada em João Pessoa – PB

Atividade artístico-cultural: poeta, escritora, editora, cantora e compositora

Instagram: @Michelle C. Bus

Facebook: Michelle C. Buss

E-mail: michelle.buss@gmail.com

Michelle C. Buss nasceu em Jaguari-RS e  atualmente reside em João Pessoa – PB. É poeta, psicanalista, escritora, editora, cantora e compositora. É Mestre em Letras pela UFRGS e é uma das criadoras do projeto literário no Instagram “Poesia Pelo Mundo” e ao lado do poeta Léo Cruz é curadora do Sarau Poetaria.

Através do incentivo de seus pais e da influência de sua avó paterna (que fora cantora quando jovem) e de seu primo e cantor, integrante do grupo Barbatuques, Marcelo Pretto, imergiu, desde muito cedo, no universo das artes, dividindo seu coração entre a música e as palavras. Começou a escrever poemas quando menina e a cantar em eventos na cidade de Jaguari. Com 12 anos, iniciou sua trajetória em uma série de festivais estudantis de música e de festivais de música nativista.

Graduou-se, em 2010, em Comunicação Social pela PUCRS e, em 2019, em Letras pela UFRGS. É também mestre em Estudos de Literatura pela UFRGS, pesquisando o Ocultismo na obra de Fernando Pessoa.  Michelle já contribuiu com diversas revistas literárias e foi integrante do conselho editorial da revista Gente de Palavra. Ao lado do poeta Léo Cruz, é co-fundadora do sarau artístico literário Poetaria.

Michelle tem quatro livros de poesias publicado “Mosaicos” (Patuá, 2014), “Sal, topázio e mercúrio” (Patuá, 2015), “Não nos ensinaram a amar ser mulher” (Bestiário, 2018) e “(Um parêntesis sobre distâncias)” (Bestiário, 2021). Foi finalista do Prêmio Ages 2019, categoria poesia, e do Prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras 2019, categoria poesia.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://beraderos.blogspot.com/2023/04/michelle-c-buss.html

https://ruidomanifesto.org/quatro-poemas-de-michelle-c-buss/

https://recantodopoeta.com/3-poemas-de-michelle-c-buss/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *