Naturalidade: Natal-RN // Radicado em João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: Escultor e Artista Plástico
Exposições de Destaque: III Salão de Artesanato da Paraíba (2006); FENEARTE em Recife-PE (2008) Exposição Virtual do Itaú Cultural (2020); Museu Internacional de Arte Naif de Magog no Canadá (2020)
Facebook: https://www.facebook.com/guariguazi.tavares.1/
Instagram: https://www.instagram.com/guariguazi/
Contato: (83) 988549752
Guariguazi de Lima Tavares é um artista singular, nascido em Natal-RN, mas vive em João Pessoa, onde se naturalizou paraibano há mais de 20 anos. Ele fabrica peças artesanais com cores vibrantes e festivas, seu trabalho “A Santa Ceia” foi destaque no III Salão de Artesanato realizado na Paraíba no ano de 2006. O sucesso do artista popular e a participação em grandes feiras e eventos alavancou a presença de sua obra em outros países. Desde os 12 anos de idade, faz da madeira descartada a sua arte, de um tronco de madeira que encontrou, ao ir jogar bola com amigos, fez surgir sua primeira escultura. Até hoje seus trabalhos são feitos em madeira, na qual reproduz retratos coloridos e representativos do nosso país. Coroando sua trajetória. Durante a realização da FENEARTE de 2008 em Recife foi selecionado para disputar o prêmio de júri popular e teve lugar de honra no evento. Em uma feira realizada em 2009 em São Paulo foi um sucesso de vendas, voltou para casa sem nenhuma peça. Ele sempre cataloga suas principais obras em fotografia e em cada foto está escrito no verso o nome, telefone e endereço do comprador da peça. Isso serve para saber por onde andam seus trabalhos, suas obras podem ser adquiridas em lojas especializadas, principalmente em João Pessoa-PB, e em feiras e exposições pelo Brasil.
Seus trabalhos feitos em madeira, representam figuras humanas, situações cotidianas ou manifestações da cultura nordestina. São peças tanto em miniaturas como em tamanho grande que chegam a atingir até um metro de altura. Antes de se tornar artista profissional, Guariguazi trabalhou limpando mato, pintando casa, varrendo ônibus e até descarregando caminhão, ou seja, fez de tudo um pouco, segundo ele, “vivia de bico”.
Seus trabalhos são admirados em todo Brasil e também no exterior. Os turistas estrangeiros ficam encantados com a arte de Guariguazi, a qual ele classifica como “um dom de Deus”, cabos de vassoura, pés de tamborete, tábuas de passar roupa, tudo virava arte nas mãos de Guariguazi, hoje suas peças são feitas com madeira de qualidade, a imburana. Às vezes ele começa fazendo uma coisa e termina fazendo outra”, revelou o artista em uma entrevista ao jornal paraibano “. Em 2020 foi selecionado para participar da exposição virtual do Itaú Cultural e do Museu Internacional de Arte Naif de Magog, no Canadá. A seleção fez parte do 3° edital de emergência lançado pelo Instituto Itaú Cultural em tempos de pandemia (Arte como Respiro/Artes Visuais). De acordo com o Instituto, esta edição recebeu 8.707 inscrições, sendo escolhidos 140 trabalhos da categoria Produção Artes Visuais e 60 da categoria Série Fotográfica.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez, ressaltou que a arte de Guariguazi, merece esta conquista, Guariguazi, antes de ser artesão, é um índio potiguar, e isso explica muito bem a sua arte: pura, inocente e adornada com elementos folclóricos, muito humana. É mais uma grande conquista ao longo de sua trajetória.
Jonas do Nascimento dos Santos
http://artepopularbrasil.blogspot.com/search/label/Guariguazi
https://babeldasartes.wordpress.com/tag/guariguazi/