Naturalidade: Soledade – PB
Nascimento: 2 de agosto de 1955 // Falecimento: 3 de março de 2023
Atividade artístico-cultural: poeta e escritor
Atividade Profissional: jornalista
Formação Acadêmica: Comunicação Social e Jornalismo pela Univesidade Metodista de Piracicaba (1995-1999); Produção Audiovisual pela Fundação Getúlio Vargas (2009-2011)
Livro-Reportagem: Janelas da Memória (2003); Dos trilhos aos Palcos (2017)
Poesia: Viagem para Castália (1986); Pó de lua (1988); Quiron (1996); Sonatas de Outono (1998); Pó de lua & Outros pós (2000); Claro Espírito (2006); Micro poemas (2008); Nau de Nuvem (2011); Olhos de Argos (2020)
Infanto-Juvenil: O palhaço que veio do céu (1990); Zanzalau e Dona Raposa (1992); A cegonha Braquineide e a raposa Filó (1996); Poema das Letrinhas (2000); A Barata Belinha (2006); A zebra zinalda (2012); O amor de Monny (2020)
Facebook: https://www.facebook.com/raimundolonato.delimabatista
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/raimundo-lonato-de-lima-batista-8596a7b7
Raimundo Lonato de Lima Batista, é natural do município paraibano de Soledade – PB, e radicado em Paulínia – SP desde 1975. Poeta, escritor e jornalista, tem em seu currículo 18 publicações literárias nos gêneros livro-reportagem, infanto-juvenil e poesia. Viajou por diversas cidades do país para divulgar seus em eventos literários, entre os autores que serviram de inspiração estão: Cruz e Souza, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade e autores internacionais como Kahlil Gilbran, Hermann Hesse e Oscar Wilde.
Referência e querido por muitos em Paulínia, Raimundo por muito tempo militou sozinho na área cultural. Corajoso, franco e intrépido, opiniões inteligentes e pertinentes sobre diversos assuntos, o escritor sempre se posicionou sobre que julgava ser correto, mesmo que isso desagradasse a algumas pessoas. O poeta costumava divulgar seus trabalhos pelos bares de Paulínia.
Ousadia, talento e força de vontade para realizar os sonhos, o amor incondicional pela mãe, o gosto que sentia por viagens pelo bem viver e o desejo sincero, de melhorar o mundo, por meio dos livros e da cultura, essas foram apenas alguns aspecto da personalidade de Raimundo. Ele escreveu livros sobre festivais de dança, cultura, poesia de qualidade e também voltado para o público infantil.
Nordestino com muito orgulho, destemido e ousado para escrever e lançar suas obras literárias, e em muitas vezes sem qualquer tipo de apoio.
Sendo parte de uma geração de poetas brasileiros, livres nas expressões de seus textos, Raimundo escrevia de forma atual, profunda, inquieta, lúcida, perspicaz e singela em seu “eu lírico”. Muitas vezes injustiçado como poeta moderno.
Atuava como jornalista cultural, com ênfase em crítica literária e cinema. Em 1988, enveredou pelos jornais do interior paulista. Cursou História da Arte pelo Senac e participou de festivais de teatro. Faleceu no dia 3 de março de 2023, aos 67 anos de idade, no Hospital Municipal de Paulínia, devido a complicações de seu estado de saúde que vinha enfrentando nos últimos anos de vida.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
http://noticiasdepaulinia.com.br/morre-o-escritor-e-jornalista-raimundo-lonato-aos-67-anos/
https://www.linkedin.com/in/raimundo-lonato-de-lima-batista-8596a7b7/?originalSubdomain=br