Data de Fundação: 13 de outubro de 2023
Localização: Beira da Linha Residência Artística; Praça 15 de novembro, 109, Varadouro, (bem em frente à linha do trem)
Idealizador: Stênio Soares, professor da UFPB e, atualmente, integrante da equipe do Ministério da Cultura na Paraíba.
Objetivo: movimentar a cena artística através da reocupação do Centro Histórico
Instagram: @casabeiradalinha
Como o mais novo espaço cultural da cidade, a “Beira da Linha – Residência Artística” surge com a proposta de movimentar a cena artística através da reocupação do Centro Histórico. Localizado na Praça 15 de novembro, 109, Varadouro, bem em frente à linha do trem, o movimento integra artistas e atores/realizadores da cultura, propondo uma encruzilhada entre ocupação, associação, realização e criação.
Idealizado por Stênio Soares, professor da Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, integrante da equipe do Ministério da Cultura na Paraíba, o projeto foi elaborado durante sua atuação como professor visitante da Universidade de Bayreuth (Alemanha) de 2022 a 2023. Dentre os maiores desafios para sua realização estava construir um espaço cultural com finalidade pública, de iniciativa privada, sem fins lucrativos e apoio financeiro. Apesar de não ter legislação, nem gestão pública que incentive a criação ou manutenção desse tipo de empreendimento, há diversos exemplos desses espaços. Assim, eles produzem e circulam manifestações de arte e cultura, porém precisam recorrer exclusivamente à dinâmica comercial para continuar suas atividades.
“A Casa Beira da Linha é um espaço de criação artística. Considerando o lugar da cidade, as criações serão mediadas com atividades educacionais que visem fomentar a experiência artística e sua reflexão no centro histórico. A gestão do projeto é feita por uma Associação de Amigos, e os eventos serão nossa principal fonte de renda e manutenção. Trata-se de um experimento de gestão autônoma, com foco em integrar as pessoas e promover arte e cultura como formas de ocupar, preservar e salvaguardar o patrimônio histórico da cidade”, pontua Stênio.
Esse programa busca colaborar com fomento à experiência cultural no centro histórico da cidade. Com maiores atividades disponíveis somente pela manhã, a região com programação noturna limitada é abandonada e estigmatizada, consequentemente sua preservação e salvaguarda do patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico é abalada. Assim, a Beira da Linha procura romper esse ciclo provocando iniciativas coletivas e comunitárias que valorizem o centro cultural pessoense e a sua história na cidade.
Laura Moura
Fontes:
Release da Beira da Linha // Assessoria
https://instagram.com/casabeiradalinha