Naturalidade: Cajazeiras – PB
Falecimento: 14 de novembro de 2022
Atividade Profissional: Professor, Jornalista e Radialista
Formação Acadêmica: Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; Graduação em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá do Distrito Federal; Mestrado em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília
Títulos e Cargos: Presidente da da Associação Cajazeirense de Imprensa; Assessor do ex-senador Ney Suassuna no Congresso Nacional
Natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, José Ribamar Rodrigues era jornalista, radialista e professor, formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, no Distrito Federal, com mestrado em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), ele lecionava, ainda, em duas faculdades na Capital Federal. Ribamar Rodrigues começou a carreira como radialista em Cajazeiras. Trabalhou na Rádio Alto Piranhas AM, Difusora Rádio Cajazeiras AM e no jornal Correio da Paraíba. Também foi presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa. Em Brasília, consolidou-se como profissional da comunicação no Congresso Nacional, com atuação na assessoria do ex-senador Ney Suassuna.
Com atuação há mais de vinte anos no Congresso Nacional, Ribamar Rodrigues atuou em assessorias de imprensa e relações institucionais, além de repórter em emissoras de rádio e TV. Ele lutava contra um melanoma de pele com metástase desde o ano de 2020. Ele morava em Catalão, no estado de Goiás. Seu falecimento em 14 de novembro de 2022 foi comunicado pelas redes sociais pela filha do comunicador, Tamires Rodrigues, ele tinha 58 anos de idade, segundo informações de seus familiares, Ribamar Rodrigues foi submetido a uma cirurgia e acabou sofrendo duas paradas cardíacas no Hospital de Catalão – GO.
No dia 22 de novembro de 2022, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa da Paraíba, os deputados estaduais aprovaram o Requerimento 24.800/2022, de autoria de Jeová Campos (PT), de Moção de Pesar pela morte do jornalista José Ribamar Rodrigues. “Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida”, disse o deputado Jeová, fazendo alusão a frase de Che Guevara. “Essas palavras se encaixam perfeitamente no legado do amigo, jornalista Ribamar Rodrigues, que partiu muito cedo. Ribamar sonhou, lutou e nos deixa um legado de ética e solidariedade. Era um excelente profissional e um grande ser humano”, afirmou o deputado Jeová Campos. Seu velório e sepultamento aconteceram em Brasília, na tarde do dia 15 de novembro de 2022, na Capela 2 do Cemitério Campo da Esperança, localizado na região da Asa Sul, na capital federal.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://folhavipdecajazeiras.blogspot.com/2022/11/alpb-aprova-mocao-de-pesar-pela-morte.html