O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/12/2023

Adrén Alves

Data de publicação: dezembro 16, 2023

Naturalidade: Campina Grande-PB                                                    

Atividade artístico-cultural: ator, cantor, diretor de espetáculos e preparador vocal      

Formação Acadêmica: Canto Lírico pelo Departamento de Arte na Universidade Federal da Paraíba                                                   

Premiações: Prêmios Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Ator de Musical, como Melhor Ator,  além de Melhor Ator Protagonista no Prêmio APTR; Prêmio Gonzagão (ganhou como Destaque Nacional, Troféu Gonzagão do SESI/FIEP-PB)       

Indicações: Melhor Ator em “Suassuna” no Prêmio Shell e por “Gonzagão” nos Prêmios Qualidade Arte Brasil, Reverência, Fita e Bibi Ferreira      

Trajetória Artística: Cia. Satyricon na Paraíba (1999); Fábrika do Entretenimento, de Angra dos Reis-RJ (2003); Cia. Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro (atual)                                           

Facebook: https://www.facebook.com/adren.alves                                                     

Instagram: https://www.instagram.com/adrenalves/                                              

YouTube: https://www.youtube.com/@adrenalves/

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, Adrén Alves é ator, cantor e preparador vocal.  Aos 5 anos fez sua primeira peça profissional. Desde então, foi atraído pelo teatro. Aos 7 anos sua mãe se converteu ao evangelho e a música chegou através do canto coral da igreja, quando viu já estava estudando canto lírico. Aos 16 anos, já era ator e cantor profissional. Em Campina Grande,  já era um ator conhecido, mas sentia que podia ir além e para isso  precisava romper todas as barreiras geográficas e criar toda coragem do mundo. Nunca pensou em desistir de sua carreira, para ele a arte nos escolhe e é literalmente um caminho sem volta. Os momentos difíceis são fundamentais para criar camadas de proteção e ao mesmo tempo sensibilidade artística. Por isso sempre manteve o foco no futuro sem nunca temer e jamais duvidar do seu ofício.  

Fundou a Cia. Satyricon na Paraíba, onde permaneceu por 7 anos.  Mudou-se para o estado do Rio de Janeiro em 2003, em Angra dos Reis, fundou a Cia. Fábrika do Entretenimento, onde dirigiu vários espetáculos de comédia, e o cordel “Porque a Noiva botou o Noivo na Justiça?”, da dramaturga Lourdes Ramalho, também assumiu a direção de “As Malditas” de Saulo Queiroz e a peça  “Todo Vagabundo tem seu Dia de Glória” de Thiago Pach. Atualmente faz parte da premiada Cia. Barca dos Corações Partidos, participou também de “Gonzagão – A lenda”, espetáculo que iniciou a carreira da companhia, e de  “Ópera do Malandro”, ambos dirigidos por João Falcão.

A versatilidade corporal e vocal do artista, fez com que ele fosse indicado ao Prêmio de Ator Revelação na FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra), em 2013, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, de Ator de Musical, no Prêmio Arte Qualidade Brasil 2013, realizado em São Paulo. E de ator coadjuvante, no Prêmio Bibi Ferreira 2014, em São Paulo. Em sua terra natal foi agraciado com o Prêmio Gonzagão 2015, promovido pela FIEP/PB, reconhecimento da importância de seu trabalho para a cultura nordestina. E no Prêmio Botequim Cultural, de 2015, recebeu indicação como Melhor Diretor. Por “Suassuna”, ganhou, em 2022, os prêmios Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Ator de Musical. Quando pensa que já sabe de tudo no mundo das artes, percebe o quanto está longe de todo o conhecimento. E talvez o seu maior exercício como homem e como artista é entender que é a força pela fraqueza, o sucesso e o fracasso, a dor e a alegria, o estar 100% em tudo o que faz. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.olhovivoca.com.br/entrevistas/5340/adren-alves-sua-catarse-de-poesia-som-e-voz/

https://www.rionoteatro.com.br/sucesso-aqui-vou-eu

https://www.diariocarioca.com/entretenimento/cultura/teatro/sucesso-aqui-vou-eu-comedia-com-adren-alves-no-teatro-rival/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *