Naturalidade: Nova Russas-CE // radicada em João Pessoa-PB
Nascimento: 10 de julho de 1997
Atividade artístico-cultural: musicista
Formação Acadêmica: formada em música pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Graduanda em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mestra em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB
Especialização em Educação Musical – Universidade Federal do Cariri – UFCA (em andamento)
Instagram: @laidiae
E-mail: laidia_evangelista@hotmail.com
Telefone: (88) 998140690
Laídia da Silva Evangelista é uma multi-instrumentista, natural de Novas Russas – Ceará. Sua trajetória musical iniciou aos 8 anos de idade, por influência de seu pai, que era maestro da Banda de Música Municipal de Nova Russas, ingressou na banda tocando clarinete.
Aos 13 anos, iniciou seus estudos no saxofone. Durante o ensino médio, com 14 anos, já participava de festivais renomados. Como por exemplo, Festival Jazz & Blues Guarapiranga, Festival Cordas Ágio, Festival Música na Ibiapaba e Música é para a Vida. Em 2015 foi morar em Fortaleza, e estudou violino na Casa de Vovó Dedé. Em 2016, ingressou no curso de Licenciatura em Música pela UFC (Campus Sobral).
Durante sua trajetória em Sobral, participou de alguns grupos, tais como: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (violino), Banda do Norte (saxofone), Quinteto de Saxofones da Escola de Música de Sobral, Chafariz Elétrico (clarinete), Banda Colorida (clarinete/saxofone), Grupo de Choro da Universidade Federal do Ceará (bandolim), Choro da Princesa (bandolim) e Duo Laídia Evangelista e Uélito Filho (bandolim).
Com o tempo, foi se aproximando cada vez mais do bandolim e tendo com o choro o seu foco principal de estudo e vivência. Passou a organizar rodas de choro pela cidade, e a desenvolver um movimento chamado Desvairadas: Movimento Dedicado às Mulheres no Choro. Em 2020, ingressou no mestrado em Computação, Comunicação e Artes na UFPB. Por conta do mestrado, precisou morar em João Pessoa, cidade em que mora atualmente. Desde então, organiza a Roda de Choro da Cozinha Maracujah e recentemente o Festival Chororô. Realizou algumas apresentações no Sabadinho Bom e também com o grupo de choro chamado Buliçoso, no qual foi idealizadora.
Laídia tem planos de realizar apresentações solo ou em duo, e organizar uma roda de choro didática na cidade de João Pessoa.
Algumas das performances ao longo da carreira artística de Laídia:
- Duo Laídia Evangelista e Uélito Filho – Teatro São João – Sobral/CE
- Laídia Evangelista – Sabadinho Bom – João Pessoa/PB
- Show com a banda Colorida – Festival Rec Beat – Sobral/CE
- Show com a banda Colorida – Dragão do Mar – Fortaleza/CE
- Show com o Grupo Buliçoso toca Pixinguinha – Villa do Porto – João Pessoa/PB
- Participação no Projeto Aleh Convida – Online – disponível no instagram:@alehconvida
- Organização da Roda de Choro da Cozinha Maracujah – João Pessoa – PB
- Organização do Festival Chororô – João Pessoa/PB
Bruna Evelyn
Fonte:
Entrevista cedida por Laídia Evangelista à Bruna Evelyn em 14 de dezembro de 2023.