O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/09/2024

Van Dantas

Cantor e compositor.
Data de publicação: setembro 30, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: João Pessoa – PB                                                

Nascimento: 14 de janeiro de 1954                                                              

Atividade artístico-cultural: Cantor e compositor                                            

Facebook: https://www.facebook.com/van.dantas.792                                      

Instagram: https://www.instagram.com/vandantasoficial/   

Natural de João Pessoa, Vanildo Dantas Pereira conhecido artisticamente com Van Dantas, teve seu  primeiro contato com o universo da música através de seus pais, Antonia Dantas Pereira e de Eduardo Rodrigues Pereira, onde sua mãe cantava e seu pai também, além além de tocar cavaquinho e pandeiro. Onde sempre viveu respirando música na infância, juventude etc. Hoje não saberia viver sem a música, pois ela faz parte de si. Começou a estudar Violão Clássico, estudou Harmonia Funcional e depois parou, onde passou a se dedicar às composições. Cantou por  10 anos em corais como: Universitário, Sesc, do Fisk e outros depois deixou. Sua formação acadêmica é em História, até para suas composições foi de grande valia.

Já compôs vários ritmos, chegando a participar de grupos musicais no final dos anos 70 e começo dos anos 80 como The Tiges Man, The Gladest e entre outros. Hoje ainda às vezes toca em condomínios, mas não com frequência, pois  leciona, como professor de História e Artes. Entre  as suas influências musicais no passado e no presente estão The Beatles, Bee Gees, Vital Farias, Luiz Gonzaga, Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro e Belchior. Os ritmos Jazz, Blue, Pop Rock, o Forró, a música clássica, João Bosco, Cazuza entre outros. 

Iniciou sua carreira musical em João Pessoa onde participava de vários festivais de música, como também nos festivais de outras cidades paraibanas como Guarabira, Campina Grande, Areia, Sapé e Cajazeiras. anos 90 enveredou para o cenário do Forró, tendo músicas gravadas que se tornaram sucessos das bandas: Magníficos, Capital do Sol, Cavalo de Pau, Mastruz com Leite. Amelinha regravou “Meu Tesão é você” e Frank Aguiar, Duquinha, Banda Styllus, Banda Mel com Terra, Amazan, Forrozão Baby Som regravaram “Delírio de Amor”. Hoje componho Forró, mas também dou prioridade aos outros ritmos.

Em 1998, lançou seu primeiro álbum de sua banda “Delírio Tropical ” que  fazia parte do grupo Somzoom, a banda ficou impossibilitada de fazer novas gravações. Na época não poderia deixar o projeto pois  havia um vínculo contratual. Seu estilo musical é eclético, mas o ritmo que mais gosta é o pop rock. Van Dantas afirma não possuir um processo específico para criação musical, às vezes fica a se perguntar como compôs uma tal música? Tem vezes que chega  a sonhar com a música já toda arranjada com melodia, letra e as músicas mais simples fluem naturalmente, para ele tudo é inspiração.

Nino Ramos, Carlos Leão, Cláudio Padilha e Robério Soares estão entre os grandes nomes pelo qual já fez parceria de suas composições musicais. No planejamento de sua carreira sua estratégia mais utilizada é sempre compor músicas, gravá-las, divulgá-las e enviar as músicas com a melhor qualidade possível para quem tiver interesse em gravá-las. Para Van Dantas o  atual cenário musical está pobre, não por falta de arranjadores e compositores, mas por conta das grandes mídias que põem certas mediocridades musicais para o público consumir e acostumar seus ouvidos com letras de conteúdo pobre e melodia pobre.

Também afirma que o dom musical é um talento divino que se manifesta em diversas áreas artísticas e surge uma obra incrível, mas também é preciso lapidar o talento para ter mais facilidades em lidar com o precioso Dom Divino. Entre seus projetos futuros estão divulgar seu trabalho, inovar na composição, fazer coisas que outros têm um pouco de dificuldade de atinar. Querer antes de partir gravar como está fazendo, suas obras, mas sabe que nem todas poderá gravar porque são muitas e não possui recursos suficientes para custear os gastos. 

Fontes:

https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/van-dantas/

https://www.facebook.com/revistaritmomelodia/posts/940218001444874/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *