Gênero: Animação
Ano de produção: 2013-2018
Lançamento: 2019
Duração: 104 minutos
Distribuição: Panda Filmes
Local: Campina Grande/PB
Facebook: A Princesa de Elymia
Site: https://www.stairsfilms.com/
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Silvio Toledo
Argumentista: Natali Braga
Elenco: Fernando Teixeira; Maria Alice Gadelha; Natália Sá; Cely Farias; Ubiratan Di Assis; Moisés Freire; Adriano Freire; Ana Guedes; Daniel Toledo e Amanda Janynne.
Sinopse: “Zoé é uma garota de dez anos e moradora de uma favela. Ela tem a vida mudada ao encontrar um portal, no Rio de Janeiro, que a leva a um mundo mágico. Lá, descobre ser a irmã desaparecida da rainha e é a única que preservou poderes mágicos para enfrentar um grande desequilíbrio no Reino de Elymia, provocado pela sede de poder de Tempestança. Ela terá que aprender a usar sua magia a tempo para enfrentar bruxaria, monsetros e dragões.”
A Princesa de Elymia é o primeiro longa-metragem de animação produzido na Paraíba, com estreia nos cinemas nacionais em Outubro de 2019. Produzido em Campina Grande ao longo de cinco anos (2013-2018), o longa é todo feito por computação gráfica, com quase 1 milhão de imagens computadorizadas que criam a ilusão de movimento.
A produção da animação contou com uma equipe de cerca de 40 pessoas, embora sua maior parte tenha sido feita por 6 integrantes. O filme tem trilha sonora original, feita pelo produtor musical Moisés Freire, também em Campina Grande.
A princesa de Elymia’ recebeu financiamento federal via Agência Nacional do Cinema (Ancine) a partir de 2013, além de patrocínios. “Foi muito difícil [fazer], por isso dá orgulho de ter concluído. Além da dificuldade de fazer um filme que normalmente só se faz, deste jeito, nos Estados Unidos, na Europa, e a gente conseguiu fazer aqui em Campina Grande, com os desafios próprios da região”, comenta Silvio Toledo, diretor e roteirista.
O roteiro, escrito pelo diretor, surgiu a partir de um conto original escrito pela esposa dele, Natali Braga. “Quando eu conheci o Silvio, ele sempre escreveu histórias, sempre desenhou, então esse mundo mágico sempre passou pela minha cabeça”, conta a roteirista. O roteiro inclui uma temática medieval, incluindo dragões e castelos, e com cenas que remetem a realidade atual, fazendo com que a personagem principal alterne entre um universo e outro.
Fontes:
http://www.filmeb.com.br/calendario-de-estreias/princesa-de-elymia