Localização: Av. Litorânea, 1592, Ponta de Campina, Cabedelo – PB
Data de Fundação: 17 de julho de 2019
Presidente Fundadora: Tania Castelliano
Número de Membros: 40 (entre efetivos e perpétuos)
Página Oficial: https://accal-litoranea.com/
E-mail: accalcabedelo@gmail.com
A Academia de Cabedelense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL, fundada em 17 de julho de 2019, é uma sociedade civil de direito privado e pessoa jurídica sob a forma de associação sem fins lucrativos de caráter científico, artístico e cultural, regida pelo Estatuto Social, pelo Regimento interno e, subsequentemente, pela legislação brasileira pertinente. A partir da Assembleia Geral do dia 28 de maio de 2021 a mesma passou para Academia de Ciências, Artes e Letras-Litorânea, abreviadamente por ACCAL-LITORÂNEA.
Seguindo o modelo da Academia Francesa, a ACCAL-LITORÂNEA é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos. E a formação da entidade não gera ônus financeiros, mas sim filantrópicos. No dia 11 de julho de 2019, na Casa dos Conselhos Municipais de Educação, em Cabedelo, reuniram-se para um brinde os postulantes a acadêmicos interessados na fundação da Academia de Ciências, Artes e Letras de Cabede lo-ACALC, seus nomes eram: Gilberto Silva, Rougger Xavier Guerra Filho, Eloisa Marlene de Carvalho Viana, Kelly Cris tina Lima, Eutímio Pinto Ramalho, Lusânia Brandão Costa e Janderson Bezerril de Brito.
Em maio de 2021, o escritor José Caitano, prontamente, decidiu colaborar com os esforços para o funcionamento da ACCAL, convidando o professor Francelino Soares para que assumisse o cargo de Secretário-Geral e os ajudasse a dar continuidade ao andamento do projeto. Foi com muita inspiração e dedicação, na casa daquele, na praia de Lucena, que começaram a se reunir nos finais de semana, quando vários ilustres nomes começaram a permear a lista dos quarenta acadêmicos. Agora, já formada com os seus postulantes, a ACCAL passou a adotar a nomenclatura: Academia Cabedelense de Ciências, Artes e Letras / ACCAL – Litorânea, com a inclusão deste último adjetivo, objetivando tornar ainda maior a sua abrangência cultural e histórica.
O poeta Augusto dos Anjos foi o escolhido para ser o patrono da ACCAL – Litorânea, a posse com as Cadeiras ocupadas por seletos vultos da sociedade do Estado da Paraíba, ocorreu no dia 10 de dezembro de 2021. No dias 30 de agosto de 2022, a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por decreto da lei Nº 2.233 – Reconhece de utilidade pública a Academia Cabedelense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL – Litorânea. Os membros correspondentes são admitidos de todo território brasileiro e do exterior, com distinção nas ciências, artes e letras.
Jonas dos Santos
Fonte: