Fundação: 24 de janeiro de 2015.
Sede: Itabaiana – PB.
Site: https://acvpb.wordpress.com/
Poetas cordelistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco fundaram a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sendo realizada a posse dos acadêmicos e da primeira diretoria no dia 24 de janeiro de 2015, na Casa de Recepções Maison Finesse, em Itabaiana, com as presenças do então Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, Presidente da Academia de Letras da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, Secretário de Cultura de Itabaiana, Luciano Marinho, Presidente da Academia Feminina Paraibana de Literatura e Arte, Bernardina Freire, pesquisadores da cultura popular, a exemplo da professora Ana Almeida, de Sapé, e da poeta cordelista Sonia Gervásio, de Caruaru, entre outros admiradores dessa arte popular.
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB nasceu por ocasião das comemorações do sesquicentenário de nascimento do pai do Cordel brasileiro, o poeta Leandro Gomes de Barros, inicialmente composta por 28 poetas, completando-se posteriormente as 40 cadeiras.
A entidade elegeu por aclamação com primeiro presidente o cordelista Sander Lee, secretariado por Fábio Mozart e tendo na tesouraria o poeta Antonio Costta. A assessoria de imprensa ficou a cargo do jornalista Dalmo Oliveira e Valdemir Almeida assumiu como Relações Públicas.
Entre os objetivos da ACVPB está o resgate do folheto de cordel, o estabelecimento do cordel nas escolas, as oficinas de cordel, para a disseminação da arte secular, com foco na estrutura de rimas, oração e metrificação, apoio aos novos cordelistas na editoração e disseminação das suas obras, a regularidade de Saraus, com recitais de poetas cordelistas, participação e fomento de feiras de Cordel, parceria com as instituições culturais, para a mobilização de eventos culturais.
Veja um trecho do discurso de boas vindas do Presidente Sander Lee, às autoridades e aos imortais da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, no dia 24 de janeiro de 2015, na cidade de Itabaiana – PB:
Hoje Itabaiana abre
Instalando a Academia
Esse Sesquicentenário
Do Mestre da poesia
LEANDRO GOMES DE BARROS
Cuja obra em mil jarros
Floresceu com euforia
O Cordel é a energia
Que juntou neste evento
Poetas e Repentistas
Deixando o povo atento
Alunos e professores
Escritores, pensadores
Exposição do talento
Nosso agradecimento
Ao Secretário de Estado
Da Cultura Lau Siqueira
Poeta abalizado
Presidente Damião
Ramos Cavalcanti, o irmão
Que é por nós mui amado
Para ler o discurso completo acesse o site: https://www.recantodasletras.com.br/cordel/5115718
Fontes:
https://blogdovavadaluz.com/cultura/poetas-fundam-academia-de-cordel-em-itabaiana
https://www.recantodasletras.com.br/cordel/5115718
https://diariopb.com.br/lancamento-da-academia-de-cordel-do-vale-do-paraiba/
http://www.conexaoboasnoticias.com.br/primeira-mostra-cultural-da-academia-de-cordel-vale-paraiba/
https://diariopb.com.br/academia-de-cordel-do-vale-do-paraiba-realiza-evento-em-joao-pessoa/
Pesquisadora – Severina Luís de França