Naturalidade: Guarabira-PB
Nascimento: 1968
Contato: (83) 98886 2171.
E-mail: adiasd2@hotmail.com
Endereço: Rua João Alves de Oliveira, 133, Bairro do Cordeiro-Guarabira-PB.
Atividade artístico-cultural: Artista Plástico
Exposições: Coletiva I Arte Atual Paraibana de 1988; em 2013 da I Mostra Internacional de Arte Naif – BMC na Art Galerry em Barcelona; do 6º Mondial Art Festival Katowice na Polônia; da Mostra em Homenagem ao Cordel do Pavão Misterioso no SESC de Campina Grande; do Salão de Artes Visuais de Vinhedo – SP. Em 2015, o artista expôs individualmente Reflexos da Região uma exposição coletiva na Galeria de Artes Gamela em João Pessoa; e III Festival Internacional de Artes Naif – BCM Art Galerry – Barcelona – Espanha.
Adriano Dias é um nome de referência no estilo “Naif”, um artista visual, autodidata. Seu trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares, num profundo resgate de suas reminiscências no interior. Adriano faz da sua arte uma espontaneidade e criatividade autêntica.
Sua técnica é o fazer artístico sem escola nem orientação. O diferencial das suas criações é o uso de cores vivas, onde ritos e mitos sertanejos são retratados e se entrelaçam; unindo beleza e arte.
Sempre preocupado em se aperfeiçoar, Adriano estuda técnicas de desenhos com bico de pena, grafite, pintura a óleo, serigrafia e fotografia. Adriano relembra como tudo começou “Desde criança convivi com minha mãe que desenvolvia trabalhos manuais, inclusive pintura em tecido, o que sempre me atraiu e levou-me a ajuda-la nos seus trabalhos. O resultado disso foi o meu direcionamento para atividades afins, como desenho, gravura, pintura em tecido e telas” relembra o artista.
Ao comentar sobre o estilo Naif e referencial na construção do seu trabalho, Adriano diz “tive o privilégio de poder conhecer e conviver com artistas como Alexandre Filho e Clóvis Júnior, conterrâneos, referências na pintura Naif do nosso país”. Ele também comenta “não foi fácil Conseguir se inserir no universo artístico a partir do interior é muito difícil, e muitas das vezes se quer tomamos conhecimento dos eventos que acontecem, de forma que nos excluímos, mesmo sem querer do direito de apresentar nossos trabalhos, e pô-los ao julgamento do público”.
Adriano Dias tem a rara habilidade de se enquadrar na categoria dos Naifs clássicos, sem com isso se prender as cores primárias e chapadas. Ele consegue a façanha de fugir, no bom sentido, das cores primárias, incluindo outras cores, porém se mantendo na corrente clássica da arte Naif.
Em 2013 o artista paraibano participou de um festival em Katowice na Polônia. Onde expôs a sua obra num evento de dimensão mundial. Adriano enfatiza “participaram deste festival cerca de 200 artistas de vários países, proporcionando um grande intercâmbio, mesmo com as barreiras impostas algumas vezes pela língua”. Ele acrescenta “tive uma ótima aceitação, inclusive pelo curador do evento, Jacques Dubois, que abriu o festival usando uma camisa com uma de minhas obras impressa: foi muito gratificante e chamou a atenção dos presentes, inclusive da mídia local”.
Para mim, o grande desafio é o de ter meu trabalho reconhecido sem precisar sair do meu lugar, das minhas raízes e isso hoje a internet me possibilitou; argumenta Adriano.
Além de artista plástico, Adriano exerce a função de
vice-presidente da Fundação Centro Unificado de Capacitação e Arte, que trabalha no atendimento e proteção de crianças e adolescentes no município de Guarabira. Os filhos de catadoras do lixão da cidade recebem assistência por parte da associação.
A entidade é formada por um grupo de artistas locais que preocupados com a questão social, decidiram centrar forças no enfrentamento desse problema, tendo na arte um meio capaz de ajudar a transformar essa realidade.
Vídeo:
Fontes:
http://artenaifadriano.blogspot.com.br/
http://artenaifrio.blogspot.com.br/2013/07/adriano-dias.html
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/07/o-naif-sertanejo-de-adriano-dias-de-araujo/
https://www.facebook.com/pages/Arte-Naif-Paraibana/325436180843101