Entrevista e texto: Ana Cecília Velôso
Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 22 de junho de 2006
Atividades artístico-culturais: compositor, cantor, músico
Instagram: @alanmartins.mp3
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/1dVmXQemrDrvAPpKzLInCf
Alan Martins conta que desde a sua infância teve envolvimento com a música, e sempre usou da sua criatividade para explorar sua musicalidade, seja usando colheres de pau e garrafões para fazer uma bateria ou quando brincava com pianos de brinquedo, sendo grande parte de sua referência musical vinda de sua mãe, com quem sempre viveu.
No dia em que o pai de Alan saiu de casa, deixou para trás seu violão. Foi então que, depois de passar por alguns problemas e quase desenvolver uma depressão, as suas composições e melodias foram a forma que encontrou de colocar pra fora tudo o que estava sentindo, cantarolando e criando acordes com o violão do seu pai, que agora lhe pertencia. E assim, com a descoberta do seu talento para a música, não parou mais de compor, aprendendo cada vez mais com seus cantores favoritos.
Após o lançamento do seu EP “Lágrimas Para Desculpas”, ele fala sobre os sentimentos que transmite em suas músicas, desejando que tudo fosse sincero e cru, pois para ele é importante que as coisas sejam exatamente como elas são, e dessa forma, com sua voz e violão, externaliza todo o seu íntimo e derrama seus sentimentos em cada uma das faixas. O processo de criação do EP foi muito complicado para ele, pois se deu após um término que o fez desabar, mas que por outro lado mostrou um amadurecimento de sua escrita , já que as letras são de 2021 e com o passar dos anos foi possível perceber seu crescimento pessoal através delas e como cada momento de sua vida impactou em sua escrita.
Apesar do seu enorme apreço pela música, o seu maior desejo profissional é o de ensinar e um dia se tornar professor, sendo que a música surgiu como uma alternativa e que o faz se sentir muito realizado.
Fonte:
Entrevista concedida por Alan Martins a Ana Cecília no dia 9/06/2024