Pesquisa e texto: Sandra Da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Catolé do Rocha – PB
Nascimento: 1953
Atividade artístico-cultural: pintor, desenhista e escultor
Atividade Profissional: professor
Alcides Soares Maia é um pintor, desenhista, escultor e professor brasileiro. Dentre suas obras e seu ofício, Soares Maia é o responsável pelos desenhos dos tapetes coloridos, produzidos com toneladas de material que cobrem as ruas do Centro Histórico para a procissão de Corpus Christi do município de Santana do Parnaíba.
Soares Maia nasceu em Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, mas se mudou para São Paulo no ano de 1974. Estudou na Associação Paulista de Belas Artes e frequentou o ateliê de Costa Júnior, de quem se tornou discípulo.
O mesmo chegou a ter um atelier em São Paulo, mas ficou muito caro o aluguel e ele teve que ir para o Alphaville, um local que era bem carente de Artes, mas foi lá que viveu por uns 15 anos e depois disso procurando um lugar com mais sossego e tranquilidade, retornou à Paraíba onde mora atualmente e tem um atelier onde o mesmo fala que na cidade tem um Carvalho que lhe serve de inspiração para suas pinturas. Alcides gosta muito da cidade onde vive e ressalta a tranquilidade do lugar e das pessoas que ali moram, o mesmo disse que lá em São Paulo ele fez vários cursos de desenho com algumas pessoas ligadas a arte, o que lhe foi muito gratificante e trouxe bastante conhecimento e que até mesmo um belo nascer do sol já é uma inspiração para ele fazer uma pintura.
Em Santana do Parnaíba, cidade atual que reside, começou suas pinturas por volta dos anos de 1995 a 1996 elaborando trabalhos para o Corpus Christi da cidade, onde ele conta com a ajuda de uma equipe de mil pessoas para montar um tapete artístico gigante, 250 metros para ser exato e confecciona 60 quadros que são espalhados pela cidade durante esta data comemorativa.
Fonte: