O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/09/2017

Alex Madureira

Instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Usa os efeitos e potencialidades da guitarra elétrica de forma criativa, interpretando a sua essência nordestina, nas harmonias e linhas melódicas. Em suas composições, amplia o conceito barroco do forró.
Data de publicação: setembro 20, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 10 de junho de 1954

Atividades artístico-culturais: instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical.

 

Alex Madureira Barros é um músico, compositor e historiador nas horas vagas. O artista utiliza os efeitos e potencialidades da guitarra elétrica de forma criativa, interpretando a sua essência nordestina, nas harmonias e linhas melódicas. Em suas composições, amplia o conceito barroco do forró. Ele leva a quase simples harmonia executada pelos sanfoneiros para uma elaboração mais profunda.

Seu pai também era músico (saxofonista) e tinha uma orquestra de frevo que tocava em eventos como carnavais. Aliando essa influência com a vivência com seus vizinhos, que eram radialistas da rádio Tabajara na época, foi-se moldando seu lado musical.

O músico começou a tocar violão por volta dos 13 anos. Apesar de sempre ter agido como compositor, só depois de um tempo que ingressou na Universidade para prestar o vestibular para Música. Alex Madureira integrou a primeira turma de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tinha apenas oito alunos.  Ele iniciou sua carreira profissional como guitarrista, tocando em grupos de baile, na década de 1970.

Em meados da década de 1980, Alex foi para o Rio de Janeiro (RJ) tocando em uma banda chamada “Gasolina Azul”, juntamente com um amigo também de João Pessoa, Alexandre Carneiro. Ainda no Rio, integrou também a banda “Flor de Cactus” e gravou uma participação no LP “Baque Solto”, de Lenine e Lula Queiroga, e acompanhou o músico Xangai, tocando guitarra ao lado de Jacues Morelembaum (cello) e Mingo Araújo (percussão).

Depois de 11 anos no Rio de Janeiro, no início dos anos 1990, Alex volta para João Pessoa sendo um dos músicos e produtores mais requisitados do Nordeste. Alex produziu e participou do trabalho de diversos artistas locais da Paraíba, como Paulo de Tarso, Kennedy Costa e Escurinho. E por seu relevante trabalho de divulgação da música popular brasileira com músicos de João Pessoa pela cidade e pelo Estado é considerado pela classe artística paraibana como “Patrimônio Cultural Histórico e Vivo da Paraíba”.

O artista tem um álbum intitulado de “Deu o Carai!”, totalmente autoral. Neste trabalho o forró é sincopado, com zabumba e triângulo abdicando da tradicional sanfona e adotando a guitarra. O álbum pode ser visto até de forma técnica, visto que Alex fez uma pesquisa, bebendo desde o jazz do estadunidense Charlie Parker (1920-1955) até o ritmo sincopado do paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).

Ainda como instrumentista, Alex Madureira trabalha em estúdio na gravação de trilhas e jingles. É também produtor e realiza os festivais PB POP e Agosto dos Anjos, em João Pessoa. Além de claro, participar de diversos projetos culturais pelo estado mostrando suas habilidades como guitarrista.

Fontes:

http://zonasulnatal.blogspot.com.br/2006/06/entrevista-alex-madureira.html

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/musico-alex-madureira-e-atracao-do-corredor-cultural/

http://dicionariompb.com.br/alex-madureira/dados-artisticos

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/86784_alex-madureira-em-jp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *