Naturalidade: Recife – PE / radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 1948
Atividades artístico-culturais: arquiteto, escultor e professor.
Alexandre Azedo possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1973) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas (Escultura) na produção de Monumentos Escultóricos Gigantes. Entre suas realizações estão a maior estátua das Américas (Santa Rita em Santa Cruz – RN, com 50 metros de altura) e a Quarta e Sexta Maravilhas da Paraíba (Cristo Redentor em Itaporanga e Frei Damião em Guarabira).
Em 26 de junho de 2010 foi inaugurado o santuário de Santa Rita de Cássia, que abriga a maior imagem católica do mundo. Do início ao fim da obra, foram exatos dois anos e 23 dias de trabalho por parte de centenas de santacruzenses devotos de Santa Rita de Cássia que, de maneira direta ou indireta, foram responsáveis por transformar o sonho em uma colossal realidade de 56 metros de altura, erguida no alto do Monte Carmelo. Diferentemente do Cristo redentor, que é feito de pedra sabão, a imagem de Santa Rita foi construída através de uma técnica conhecida como moldagem. Estes moldes começaram a ser fabricados em janeiro de 2008, pelas mãos do escultor Alexandre Azedo.
O Cristo Rei de Itaporanga é um monumento localizado no alto da Serra do Cantinho, em Itaporanga, e tem uma altura de aproximadamente 30 metros. Foi construído pelo arquiteto Alexandre Azedo de Lacerda, entre os anos de 1985 e 2000. A história do monumento ao Cristo Rei tem origem no ano de 1955, com a chegada do padre José Sinfrônio de Assis Filho a Itaporanga, que na época era uma das cidades mais violentas do estado devido à disputas por terra. Padre Zé, vendo isso, além da seca que assolava a população, faz uma promessa: se aquela situação se acabasse construiria um monumento ao Cristo, como há em sua cidade natal, Cajazeiras. Ele alcançou seu desejo e, algum tempo depois começou a construir a estátua, inaugurada a 26 de novembro de 2000, na festa de Cristo Rei.
O Santuário de Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (PB), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro que é um grande símbolo popular. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil. A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação. O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000.
Fontes:
http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/alexandre-azedo/
http://clesiodantas.blogspot.com.br/2012/10/exclusivo-conheca-os-segredos-e.html