Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 19 de junho de 1970
Atividade artístico-cultural: cantor e compositor
Álbuns Lançados: Autenticidade Forrozeira (2000), Matuto Cheiroso (2003), Feito Brasa No Terreiro (2011), Ao Vivo em João Pessoa (2013) Um Olhar, Um Xamego (2014), Duetos (2015)
Instagram: alexandre_pe_de_serra_oficial
YouTube: Alexandre Pé de Serra
Spotify: Alexandre Pé de Serra
Alexandre Pé de Serra é um cantor e compositor paraibano de João Pessoa, mas com raízes em Serraria no brejo paraibano. Ele traz no seu cantar o Nordeste traduzido em forró, xote, xaxado, arrasta-pé, baião e outros gêneros da música popular nordestina. Enveredando pelas estradas da vida musical com um estilo único de cantar e declamar, transmitindo alegria por onde passa, com sua música e o seu show. Com mais de vinte anos de carreira musical e forrozeira dedicados ao legítimo forró, dezenas de artistas do gênero já gravaram algumas de suas composições.
Alexandre participou de alguns festivais na Paraíba, sempre enaltecendo a cultura popular nordestina. Alexandre Pé de Serra se solidifica como um legítimo seguidor dos mestres: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, dentre outros. Com um jeito simples e singular de interpretar e compor, ele vem com um show alegre, cultural e fiel às suas origens forrozeiras, como sempre costuma dizer: “Um Abraço Forrozado”. Seu primeiro contato com a música foi aos 12 anos de idade, quando ganhou o seu primeiro Violão do seu pai, assim começou a compor e aprender a tocar o Violão.
Ele também é enfermeiro de nível superior com duas pós-graduações, como também empreendedor no ramo da Cultura. Tem 6 CDs lançados e 2 DVDs, sendo o primeiro nos seus 15 anos de carreira gravado em João Pessoa sua terra natal e o outro um documentário gravado em Monteiro dentro das festividades do Festival Zabé da Loca ,no cariri paraibano, cidade onde se respira versos e melodias. Entre seus principais parceiros de composição estão Ilmar Cavalcante, Walter Lins, Targino Gondim, Dudu Jorge, Raphael Moura, entre outros, mas também costuma compor sozinho.
Alexandre diz acreditar em seu trabalho, ser honesto com as suas raízes e fora dos holofotes dos palcos, das mídias apresentar caráter, respeito com todos, ter e fazer amizades construtivas e ter seriedade com seu trabalho. Para obter sucesso na carreira musical acredita ser importante trabalhar com músicos bons, que tenham personalidade musical e perfil com o seu trabalho, compor com respeito e escolher um repertório digno com o seu show e seu público. Em 2022 o artista fez uma canção em parceria com os poetas Antônio Carneiro e Cicinho Gomes, em homenagem ao poeta Zé Marcolino.
Fontes:
https://defensordaculturanordestina.blogspot.com/2011/01/biografia-do-cantor-de-forro-alexandre.html
https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/alexandre-pe-de-serra/
http://www.neyvital.com.br/2022/03/cantor-alexandre-pe-de-serra-e-destaque.html