O Algodão Colorido da Paraíba é fruto de pesquisa da Embrapa Algodão, Empresa Brasileira. O plantio do algodão já era feito há um tempo no Estado, tanto que Campina Grande foi considerada na época o primeiro polo de algodão do planeta, porém as fibras eram mais finas e tinham pouca resistência a pragas e fiação para confecção de tecidos.
Então, a Embrapa estudou formas de como melhorar a pluma e investiu para que os processos de plantio melhorassem. Surgindo assim, por volta de 1990, a primeira variedade de Algodão Colorido do Nordeste, de cor marrom-clara. Com os avanços das pesquisas foi possível produzir algodão de outras cores e melhorar suas fibras.
A pluma do algodão já nasce com a cor definitiva, sem uso de aditivos ou corantes, portanto, trata-se de produto hipoalergênico. Além do cultivo não ser irrigado, por não passar por processo de tingimento químico, todo o seu processo de industrialização gera 87,5% de economia de água quando comparado aos processos têxteis do algodão comum, convencional, tingido industrialmente.
Com o passar do tempo, os produtores foram se organizando e se fortalecendo, sempre em busca de mais qualidade e beleza, ampliando gradativamente as vendas do algodão e dos derivados. A fundação do consórcio Natural Fashion e da Cooperativa de Produção Têxtil Afins do Algodão da Paraíba, também teve papel relevante no fortalecimento das empresas têxteis e na comercialização para todo o país e para o exterior.
A empresa Natural Cotton Color, utiliza na composição de suas rendas, bordados e crochê, entre outras técnicas artesanais são tingidas com corantes vegetais extraídas da flora local como cajueiro, urucum, açafrão da terra, barbatimão, entre outras. Todo o trabalho artesanal inserido nas peças tem produção limitada. Os detalhes manuais são realizados por mulheres na zona rural, também na região do semiárido onde as oportunidades de trabalho são mínimas.
O Algodão Colorido foi declarado como Patrimônio Imaterial da Paraíba, de acordo com a Lei n° 12.314 de 31 de Maio de 2022, de autoria do Deputado Estadual Chió.
Maiara Alves
Fontes:
https://redesantaluzia.com.br/algodao-colorido-organico/
https://pap.pb.gov.br/artesaosparaibanos/algodao-colorido
https://www.ecofriendlycotton.com/2015/10/a-historia-do-algodao-colorido-da-paraiba/?lang=pt-br
https://ethicalfashionbrazil.com/natural-cotton-color-moda-com-algodao-colorido-organico-da-paraiba/
https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2022/junho/diario-oficial-02-06-2022.pdf/view