Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Patos – PB
Atividade artístico-cultural: Atriz
Atividade profissional: Professora Universitária – UFPB
E-mail: anamanh@gmail.com
Instagram: @euanaulrike
Ana Marinho faz teatro desde os 19 anos em João Pessoa (PB). Ela é formada pela escola de teatro da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, onde atuou nas peças ‘Filhos da noite’ (1989), ‘Medeamaterial’ (1996), ‘Quebra-quilos’ (2010), ‘Quincas’ (2012) e ‘Razão para ficar’ (2015); nos filmes ‘Desvio’ (2018) e ‘O que os machos querem’ (2021); e na série ‘Chão de estrelas’ (2021).
No percurso de sua carreira a mesma passou um tempo como investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para pensar e escrever sobre cidades-mulheres e memórias de luta e resistência, voltando para o Brasil em outubro de 2022.
A atriz e professora da Universidade Federal da Paraíba Ana Marinho, equilibra-se entre duas vocações, incorporando a arte teatral ao seu trabalho como docente e levando a experiência acadêmica para sua atuação nos palcos. “Não consigo pensar na minha vida política, acadêmica, artística e de trabalho sem juntar o teatro e a profissão de professora”, comentou Ana.
Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Ana veio para a capital cursar o Ensino Médio, na UFPB, concluindo a graduação em História (1993) e doutorado em Letras (2001). Tornou-se professora na instituição em 2012, onde vem vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Pós-graduação em Letras.
Foi aluna da primeira turma de Formação de atores e atrizes da Funesc (Fundação Espaço Cultural), coordenada pelo conhecido diretor de teatro Roberto Cartaxo, já então falecido. Participou de muitos espetáculos e monólogos e foi integrante do Coletivo de Teatro Alfenim.
Formada em um curso de especialização em teatro realizado na UFPB, antes da pandemia, Ana Marinho estava em cartaz com o monólogo “Razão para Ficar” e havia entrado em fase de conclusão da montagem “Doutor Fausto da Silva”, com texto de Paulo Pontes.
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, homenageou nomes das artes, reconhecendo o valor na produção artística, para a sociedade como o de Ana Marinho. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato levou ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Fontes:
https://www.adufpb.org.br/site/ana-marinho-um-talento-que-transita-por-palcos-e-salas-de-aula/