Naturalidade: Mamanguape – PB
Nascimento: 20 março de 1953
Atividade artístico-cultural: Artista Plástica
Atividade profissional: Pesquisadora
Premiações: Prêmio Museu do Estado de Pernambuco, do Salão Nacional do Estado de Pernambuco
Acervo artístico exposto: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco; Museu do Estado de Pernambuco; Museu de Arte Contemporânea Assis Chateaubriand de Campina Grande – PB; Fundação de Cultura do Banco Econômico em Salvador – BA
Ana Maria Veloso de Melo iniciou sua carreira desenvolvendo trabalhos em cerâmica, couro, metal, madeira e resina de poliéster. Ingressou no mundo das artes plásticas em 1983. Pesquisadora iconográfica constante, observa com persistência tudo que lhe interessa transferir para o papel ou tela. A criatividade faz parte do seu talento. Na temática dos seus trabalhos, inserida nas paisagens e coisas pitorescas do cotidiano, elaborados em estilo contemporâneo, vemos diversas focalizações do porto do Recife, rodas gigantes de parques de diversões, meninos de rua, etc. Ana capta os ângulos, os cortes e as composições dessas armaduras marítimas, se detém aos detalhes como o fotógrafo à sua lente no enquadramento do tema, na busca da luz e suas variáveis de cores e planos superpostos, transferindo para a tela as mesmas sutilezas que impregnam as películas, através de veladuras de tons aquarelados onde os suaves contrastes de claro-escuro e atitudes cromáticas trazem ao olhar uma dimensão nostálgica a provocar lembranças.
Ana Veloso seguramente sabe captar o universo sensível naquilo que tem de mais singular, e dotá-lo de identidade própria, conferindo-lhe, através de expressões sinceras e espontaneidade, significados tão particulares quanto universais. O resultado é sem dúvida, uma pintura adulta plena de formulações dinâmicas, que projeta nossos questionamentos para um espaço noturno, cósmico e livre. Ana procura delinear equivalentes metafísicos entre o real e o imaginário, num caminho, talvez, rumo à abstração.
Em 1986, se profissionaliza passando a fazer parte da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco e tem trabalhos publicados em livros e revistas. Sua obra é marcada pela pesquisa e projetos de ação social e cultural. Destes, resultam imagens pictóricas que marcam também as suas séries. – Ao final de cada pesquisa suas séries são apresentados em exposições individuais, mostradas no Brasil e em países como Portugal, Suíça e Paraguai. Entre os anos de 1988 e 1998, fez parte como artista exclusiva do “Escritório de Arte Guilherme Eustachio” e da “Galeria Artespaço do Recife”. Em 2003, fez a instalação e inauguração de um Painel no Aeroporto de Campina Grande. Em 2004 fez a instalação e inauguração do Painel comemorativo dos 400 anos da estadia de Maurício de Nassau em Pernambuco. Em 2005, participou da Exposição individual “POR UM FIO”, na Galeria de Arte Plural no Recife. Entre os anos, criou e coordenou o Projeto “ARTE&CIA” no Recife, com abertura ao público do seu ateliê, e dos demais instalados à Rua Jeremias Bastos.
Ao tempo em que realiza seus Projetos para atender às populações carentes, continua a desenvolver seu trabalho plástico particularmente. Sobre a trajetória do Padre Cícero em 2009, fez Exposição Individual “CAMINHOS DO SANTO” no Espaço Cultural dos Correios e como convidada da Sala de Convidados Especiais do MAC. PE. – Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Participou de vários Salões no Estado de Pernambuco tendo sido premiada oficialmente com o Prêmio Museu do Estado de Pernambuco, do Salão Nacional do Estado de Pernambuco. Seus quadros encontram-se nos Museus de Arte Contemporânea de Pernambuco; Museu do Estado de Pernambuco; Museu de Arte Contemporânea Assis Chateaubriand de Campina Grande na Paraíba; na Fundação de Cultura do Banco Econômico, em Salvador e em coleções particulares por todo o país e em coleções internacionais.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://rodriguesgaleria.com.br/categoria/artistas/ana-veloso/
https://www.joaoalberto.com/2012/05/15/arte-popular-na-decoracao-de-botequim/