Naturalidade: Campina Grande-PB
Nascimento: 31 de agosto de 1985
Instagram: https://www.instagram.com/andreguedest/
Twitter: @andreguedest
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCJtYcBZn0dDLoBLPIy31vhA
Contato: 083 98895-1445
André Guedes Trindade de nome artístico André Guedes é cantor e compositor, nasceu em 31 de agosto de 1985, em Campina Grande-PB. Filho do Engenheiro Francisco, de São Mamede-PB e da Enfermeira Fátima, de Teixeira-PB, o artista afirma que foi incentivado pelos pais a seguir na arte, “Aprendi a tocar violão com minha mãe e sempre vivemos em um ambiente musical. Até hoje ela segue todas as minhas ações na música. Meu pai já é falecido. ”
Sobre a infância ele afirma, “Foi uma infância muito boa, com muita brincadeira e muito esporte, coisa que amo até hoje. Estudei em colégios bons, graças a Deus as dificuldades financeiras que passamos foram superadas na adolescência, trabalhamos todos juntos em negócios da família desde cedo e sempre fui muito unido com ela (a mãe) e acho isso a base de tudo, de toda carreira de sucesso”.
“Minha mãe e meu irmão são musicistas, tenho alguns primos também. Sempre fomos uma família muito musical. ” O cantor começou no universo da música aos 13 anos, André Guedes é membro fundador e vocalista da banda de pop rock Hijack desde que tinha 16 anos. “No colégio ainda, criamos uma banda de rock e faço parte dela até hoje. Já fiz turnê com outra banda também, mas posso dizer que minha experiência na música e no palco vem muito da banda Hijack. ” O grupo lançou um álbum autoral em 2008 e um single em 2019.
Sobre suas inspirações artísticas ele afirma, “São muitas, de vários ritmos. Mas sempre me empolgou escutar Djavan, Lenine, Marisa Monte, Cazuza, dos atuais, gosto de Tiago Iorc, Jason Mraz, entre outros. Na adolescência escutei mais rock, coisas mais agitadas. Hoje sou muito fã de MPB, de blues, jazz, rock alternativo e música pop. ”
Em 2015 o artista começou a pensar na carreira solo, paralelamente a banda Hijack, “Eu sempre escrevi músicas e gravei sozinho em casa e tinha essa vontade de lançar uma coisa só minha. Comecei a trabalhar nisso efetivamente no ano passado (2019) e esse ano (2020) saíram os lançamentos”, disse.
Em 2020, André Guedes lançou os singles “Me Abraça”, “Não é o Fim” e “Dois Horizontes”. As composições com base na poesia, passeiam entre a música folk e a nova MPB. O cantor, que tem carreira paralela com a banda Hijack.
Sobre a música “Dois Horizontes”, André usa referências a Machado de Assis e Guimarães Rosa e une a música com o da literatura, tema que como doutor em letras, estuda há 15 anos. O artista afirma que o single representa as bifurcações e as escolhas que as pessoas fazem durante a vida.
A escolha feita pelo artista para a composição foi a do autoconhecimento, “O sentido da nossa vida pode estar, às vezes, em um simples abraço. Cruzei um caminho ansioso pelas estradas em busca de algo que não me completou. Foi necessário passar pela angústia e conversar comigo mesmo para perceber que a felicidade estava ao meu lado o tempo todo”, diz.
“É um processo muito gratificante compor a partir da minha própria intimidade. Se a música serve como escape pra mim, pode servir para o próximo também. Meu objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre seu lugar no mundo”, conta André. O artista promete lançar mais um single em 2020 e depois pretende entrar em estúdio mais uma vez.
Sobre suas maiores realizações ele declara, “ter a música Me Abraça na programação do TVZ do Multishow, no canal Bis e na MTV. Foram meus maiores passos até hoje ”.
Fonte: Entrevista com André Guedes por Israela Ramos