O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/05/2023

Anna D’Lira

Atriz.   
Data de publicação: maio 8, 2023

Naturalidade: Cajazeiras – PB

Atividade artístico-cultural: atriz

Formação Acadêmica: graduação em Letras e Direito (UFPB)

Início da Carreira Artística: década de 1970

Trabalhos mais conhecidos: Mundo da Lua (seriado da TV Cultura 1991-1992)

A atriz Anna D’Lira, conhecida no meio teatral por “Aninha” é um exemplo a ser seguido, porém, com algumas restrições se a mesma não tivesse, pelo que sabemos, praticamente abandonado a arte que lhe projetou no cenário nacional. Sua trajetória poderia ter o percurso parecido com as das atrizes Sôia Lira e Marcélia Cartaxo, que diante das oportunidades que surgiram nesse segmento promissor, fizeram do teatro e do cinema, ócio do ofício e até hoje estão na ativa, com Anna D’Lira fui tudo diferente.

Começou nos anos 70, fazendo teatro com Tarcísio Siqueira no Grupo Cajá, onde era a atriz principal do elenco de Tarcísio. Depois, já nos anos 80, teve uma rápida passagem pelo Grupo Terra, ao lado de nomes como Marcélia Cartaxo, Sônia Lira e Nanego Lira. Ainda nos anos 80, depois de ser graduada em Letras, Anna D`Lira frequentou ainda as aulas do curso de Direito pela UFPB em João Pessoa, para em seguida se transferir para São Paulo. Na capital paulista, diante de um mercado em ascensão, foi trabalhar na TV Cultura ou lado de grandes atores como Gianfrancesco Guarnieri e Antônio Fagundes no seriado “Mundo da Lua”.

Criado por Flávio de Souza, o seriado exibido pela TV Cultura foi transmitido originalmente entre 6 de outubro de 1991 a 27 de setembro de 1992, o que totalizou 52 episódios. “Mundo da Lua” aborda a história do personagem Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador,  histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem.

No seriado ela interpretou a personagem Rosa de Sousa, uma despachada empregada que cuidava da casa da família Silva e Silva, e esperava ansiosamente o dia do seu casamento com o namorado Marcelo (que não aparecia nunca em cena). Passava o dia ouvindo o programa do radialista Ney Nunes (voz de Dorvilles Pavarina) enquanto cuidava dos afazeres da casa. Rosa conversava com o radialista, interagia com o locutor, crente de que ele a escutava. A personagem era divertida e fã número um do radialista. Como o seriado era destinado ao público Infante juvenil, a personagem da Anna D`Lira logo se tornou  um sucesso tremendo entre as crianças, que se sentiam atraídas pelo talento da atriz cajazeirense.

Entretanto, a atriz não levou adiante sua carreira que poderia tê-la transformado em uma das grandes atrizes da TV brasileira. Pois talento ela tem de sobra. Preferiu trocar essa promissora carreira por uma residência fixa fora do Brasil e foi morar no exterior. Casada, mãe de duas filhas, hoje reside na Suíça, onde segundo informações não bem seguras, a mesma dá (ou já deu) aulas de língua portuguesa para estrangeiros naquele país. Outras informações divulgadas é que Anna D’Lira, hoje, exercia atividades na área da saúde, juntamente com o esposo que é médico naquele país.

      Jonas dos Santos           

Fontes:

https://www.cajazeirasdeamor.com/2012/09/a-personagem-rosa-de-no-mundo-da-lua.html

https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2021/05/03/918_como-estao-os-atores-de-mundo-da-lua.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *