Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 22 de dezembro de 1989
Atividades artístico-culturais: Escritora, poetisa e cordelista
Contato: 81 99328-1216
Instagram: https://www.instagram.com/cordelpersonalizado/
Facebook: https://www.facebook.com/poetisaannekarolynne
Blog: http://cordelando389.blogspot.com/
Anne Karolynne Santos de Negreiros nasceu em Campina Grande na Paraíba. Ela é escritora, poetisa, cordelista, mãe e enfermeira especialista em saúde mental. Obteve destaque com seus cordéis publicados pelo Ministério da Cultura e com seu livro “poesia popular: ferramenta de inclusão na saúde mental” (2019). Durante a pandemia escreveu o cordel “Coronavírus em cordel”, o qual foi muito elogiado. Anne cultiva a paixão tanto pelas palavras quanto pelo cuidado ao próximo, não à toa desenvolveu o projeto “salada artística” em uma unidade do CAPS (AD) de Campina Grande, onde a escritora é enfermeira efetiva da prefeitura.
As atividades realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que, inicialmente, eram compostas apenas por atividades ligadas à literatura ampliaram-se para as artes cênicas e para música. No projeto os usuários participaram de oficinas de escrita coletiva, técnicas de memorização e declamação, peças de teatro, além de apresentações no teatro municipal e no auditório da UFCG. Em uma dos espetáculos foi apresentado o cordel “João do Bucho Mole”, de sua própria autoria, e foi interpretada a canção “Bicho de Sete Cabeças”, de Geraldo Azevedo.
A poetisa campinense se utiliza do saber da enfermagem, com a arte de cordel para, essencialmente, informar sobre as medidas de prevenção de doenças infecciosas como em: “Ah, gonorreia danada” e “Coronavírus em cordel”. Além disso, a autora possui versos que fazem reflexões sobre a vida, em “cuidando da terra com amor”. Ela também escreve causos – que são histórias típicas da tradição oral- um elemento característico da cultura nordestina. Sua trajetória com a literatura é percebida no poema “Trajetória da menina- poesia no mundo das letras “, no qual ela narra sua relação com cordel, desde sua infância até a sua vida adulta. Abaixo, alguns fragmentos do texto:
“Eu nasci em meio aos livros
Com minha mãe estudando
Ela aprendia, ensinava
Desde cedo me educando
Comprava Gibis para mim
Era alegria sem fim
Nas HQs viajando.
(…)
Quando eu tinha sete anos
Eu resolvi arriscar
As primeiras poesias
Começando a esboçar
Eu fui fazendo um versinho
Recheado de carinho
Para apreender a rimar.
(…)
Assim, criei projeto
Pra fazer num hospital
Oficinas de cordel
Sobre a saúde mental
Para um CAPS eu levei
Foi aí que eu me encontrei
Nessa área especial
(…)”
Luciana Costa
Fontes:
Facebook: https://www.facebook.com/poetisaannekarolynne/about_contact_and_basic_info
Instagram: https://www.instagram.com/cordelpersonalizado/
Blog de Anne Karolynne:
https://cordelando389.blogspot.com/
Sobre o trabalho de Anne Karolynne no CAPS:
https://www.instagram.com/p/CAViawCnKW4
Portfólio de Anne Karolynne:
https://drive.google.com/file/d/140VcBDLyUbEeYx9SI3UrITW_XR8K3KtN/