O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/07/2015

Antonio Augusto Fontes

O artista tem marcado presença em acervos, exposições coletivas e individuais, no Brasil e em outros países.
Data de publicação: julho 7, 2015

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 11 de abril de 1948

Formação artístico-educacional: Estudou fotografia, no New York Institute of Photography em 1970. Antropologia e História da Arte, no Manchester College, 1971. Cursou Engenharia na Universidade Federal da Paraíba.

Atividade artístico-cultural: Fotógrafo

Antonio Augusto Fontes foi motivado pela família a estudar Engenharia na Universidade Federal da Paraíba, mas não tinha satisfação no curso. Identificava-se plenamente com a fotografia. Através da arte de fotografar, adquiriu conhecimento sobre a cultura de seu povo. Ele destaca que aprendeu com os seus próprios olhos, a ideia de captar o fragmento do real, e ter um registro físico, que para ele era emocionante.

Entre os anos de 1970 a 1973, o artista morou nos Estados Unidos, e estudou Fotografia, Antropologia e História da Arte, onde realizou o ensaio a América e os Americanos. Ao retornar ao Brasil, ele atuou em diversas revistas informativas, entre elas Veja, Exame e IstoÉ.

Entre 1975 e 1980, exerceu a função de consultor técnico do Arquivo Fotográfico do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas, e do Arquivo Nacional, do Rio de Janeiro.

Recebeu o Prêmio Eugène Atget promovido pela Air France, Prefeitura de Paris e Paris Audiovisuel, em 1984. Em 1991, no Rio de Janeiro, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia para o desenvolvimento do ensaio fotográfico-um olhar cego sobre a cidade, e a Bolsa Vitae de Arte.

O artista tem marcado presença em acervos, exposições coletivas e individuais  no Brasil e em outros países, entre os quais: Coleção Pirelli Masp de Fotografias, São Paulo-SP; Acervo-MAM no Rio da Janeiro-RJ; e a Coleção Joaquim Paiva-Brasília-DF. Em 1985, em Paris-França-Arix Air France, no Museu da Arte Moderna. Em 1986, em Paris-França-Miroir Rebelle, Mois de La Photo. Em ano de 2001, nos Estados Unidos-Houston, na Exposição-Brasil sem Fronteiras, no Houston Center for photography; e em Pittsburg, Estados Unidos, expôs o Brasil sem Fronteiras, no Silver Eyle Center for Photography, entre outras.

Antônio Augusto Fontes argumenta que decidiu pela atuação independente no campo da fotografia documental, em 1990. Ele também se dedica à fotografia de expressão pessoal. Em 2010, o fotógrafo marcou presença com a sua arte num documentário da Globosat no Programa Foto em Cena. O artista revela que “a grande força da fotografia é mais da poesia do que do documento”.

Fontes:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18348/antonio-augusto-fontes

https://www.escritoriodearte.com/artista/antonio-augusto-fontes/?tag=artista-antonio-augusto-fontes

http://globotv.globo.com/canal-brasil/foto-em-cena/v/antonio-augusto-fontes/1355630/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *