O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/04/2025

Antônio de Pádua (El Gorrión)

Antônio de Pádua (El Gorrión)

Poeta.

Pesquisa e texto: Maria Eduarda Marques

Naturalidade:  Aliança- PE/ Radicado em Itatuba- PB

Nascimento:   20 de janeiro de 1968                              

Atividade artístico-cultural: Poeta

Atividade Profissional: Professor                     

Formação Acadêmica: Graduação em Pedagogia, Letras com habilitação em língua espanhola e Letras língua vernácula  (UFPB)                               

Publicações:  Cordel erotizado, Meus sonetos e outros poemas, Itatuba em versos, Delírios, O homem que se apaixonou pela lua, Alquimia, Cordéis Acadêmicos

Instagram: @gorrionpoeta

Antônio de Pádua Gomes da Silva, conhecido como “El Gorrión”, é cordelista e professor. Nasceu no município de Aliança–PE, mas ainda na infância, foi trazido por seus pais para o município paraibano de Itatuba, onde foi radicado. Formou-se pela UFPB em pedagogia, Letras com habilitação em língua espanhola e Letras línguas vernáculas, o que lhe garantiu o cargo de professor efetivo na rede estadual de ensino da Paraíba, nos municípios de Itatuba e Riachão do Bacamarte.

Sua relação com a literatura de cordel iniciou-se ainda na juventude, mas foi somente em 2006 que passou a publicá-los, desde então, suas publicações contabilizam mais de 50 folhetos e livros. Dentre eles, destaca-se Delírios (2022), onde, com sua escrita visceral, o autor nos instiga a uma reflexão profunda sobre realidades paralelas e a inquietude do ser humano. Além deste, o autor também publicou os títulos: Cordel erotizado, Meus sonetos e outros poemas, Itatuba em versos, O homem que se apaixonou pela lua, Alquimia, Cordéis Acadêmicos, entre muitos outros. 

Em 2019, no aniversário de Itatuba, Gorrión lançou “Cordéis acadêmicos”, que reúne vinte folhetos de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), da qual faz parte. Já em 2020, a ACVPB em parceria com Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Pró-Reitoria de Cultura (Procult), organizaram o concurso de Cordel Jackson do Pandeiro, ocorrido em dezembro do mesmo ano, sendo o primeiro concurso literário vencido pelo autor, com o poema Jackson do Pandeiro Centenário: Retalhos de sua Vida”.

Fontes: 

El Gorrión – Issuu

ANTONIO DE PÁDUA “EL GORRIÓN” – ACVPB

No aniversário de Itatuba, poeta Pádua Gorrión lança “Cordéis acadêmicos” – ACVPB

Delirios, Pádua El Gorrión | Resenha | PróximoLivro.net

Poetas da Academia ocupam as primeiras colocações no concurso de cordel Jackson do Pandeiro – ACVPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *