Naturalidade: Cajazeiras – PB
Nascimento: 26/08/1939.
Formação: Bacharel em Filosofia; Mestre em Filosofia; Bacharel em Teologia; Mestre em Teologia e Especialista em Sociologia. Toda sua formação realizada pela Pontifícia Universidade Gregoriana (UNIGRE).
Nasceu em 23 de agosto de 1939, na cidade de Cajazeiras, Estado da Paraíba. Filho do casal Benedito Gomes de Souza e D. Maria do Carmo de Souza, sendo casado com a professora Maria de Fátima Oliveira de Souza e pai de três filhas: Darlene Socorro, Déborah Larissa e Diana Christina.
De formação católica, sendo parente distante do Pe. Rolim, ajudou missa na paróquia de Cajazeiras sob a orientação dos padres Américo Sérgio Maia e Francisco Pereira da Nóbrega. Ingressou no Seminário do Crato, no Ceará, vindo depois para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa.
Foi para a Itália, tendo estudado Filosofia e Teologia na Universidade do Papa (Universitas Gregoriana), em Roma, recebendo o título de Mestre, defendendo a tese A religião na concepção Marxista da História e A consciência do homem diante a salvação. Recebeu as ordens sacerdotais em Roma, no dia 26 de março de 1966.
Na Paraíba, exerceu o sacerdócio na diocese de Cajazeiras, atuando nas paróquias de Uiraúna; Pombal, Ibiara e São José de Piranhas, nessas paróquias, pelo seu trabalho de educador e fundador de escolas, por onde passou foi considerado um imitador do grande educador Padre Inácio Rolim.
É professor universitário, por concurso, especializado na área de Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas; fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC) e dos Colégios PHD, IES e da Faculdade IESPP, em João Pessoa. Além de professor, também exerceu, na UFPB, as funções de Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor do CCHLA, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e de Administração, Vice-reitor e Reitor de 25/09/1988 a 24/09/1992.
Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura do Estado e Membro do Conselho Estadual de Educação. Ingressou na Academia Paraibana de Letras em 26 de junho de 1992, saudado pelo acadêmico Manuel Batista de Medeiros. Escreveu artigos e crônicas em revistas e jornais locais, destacando-se Enfoque Sócio-Antropológico do Ex-Voto e Pedagogia do fracasso, publicados na Revista Horizonte, da UFPB.
Outras publicações de sua autoria: A comunicação social e a imagem do Brasil no exterior, tese do Curso da Escola Superior de Guerra; Por uma universidade diferente, 1989; Em busca da solidariedade, 1990; UFPB, 30 anos de federalização, 1990; Uma universidade alegre, 1991 e Discursos na Universidade, 1992; 23 parábolas (livro de reflexões); Rabiscos poéticos (ensaios de poesias).
Fontes:
https://www.ufpb.br/ufpb/contents/paginas/reitores/antonio-de-souza-sobrinho
http://www.aplpb.com.br/component/content/article/78-academicos/302-40-antonio-de-souza-sobrinho