O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/06/2015

Antônio Felismino de Sousa

Começou a construir seus próprios brinquedos com apenas 12 anos de idade. Aprendeu a fazer sozinho, por que tinha vontade de brincar.
Data de publicação: junho 12, 2015

Naturalidade: Pombal-PB

Nascimento: 22 de maio de 1966

Atividade: Artesão

Técnica Artesanal: Carpintaria e pintura

E-mail: antonioartesanato@yahoo.com.br

Ateliê: Rua Manoel de Góis, 144- São Bento Bayeux-PB

Contatos: (83) 3232-6591 – (83) 98808-0938

Matéria-prima: Madeira mista, engradados e sobras de pallet.

Peças produzidas: Brinquedos populares, roda gigantes, avião, carrossel de patinhas, bate asas, fórmula truck, canoa, twist.

 

Motivado por uma infância humilde e pelo pai carpinteiro, Antônio Felismino de Souza, ou Felismino como é mais conhecido, começou a construir seus próprios brinquedos com apenas 12 anos de idade. “Hoje faço brinquedos populares porque na minha infância meus pais não tinham dinheiro para me presentear com brinquedos, eu aprendi a fazer as peças desde os meus 12 anos, aprendi a fazer sozinho, por que tinha vontade de brincar”, desabafa Felismino.

 

O seu brinquedo mais cobiçado é uma roda-gigante de 75 cm altura x 45 cm largura x 55 cm comprimento, enfeitada com luzes e que gira de verdade, graças ao motor de espremedor de frutas (autonomia de 10 horas). Para construir os brinquedos, o artista popular utiliza madeira mista de engradados descartados pelas empresas. Seus instrumentos de trabalho são apenas o serrote, o martelo, a furadeira, a chave de fenda e a serra circular.

 

O artista reside na cidade de Bayeux, e produz cerca de 30 peças por mês para o mercado do Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas já alcançaram a Europa. “ Alguns brinquedos populares feitos por mim já fora para a Itália, Portugal e também Canadá e Estados Unidos”, enfatiza Felismino, graças à participação nas feiras de artesanato promovidas pelo Governo do estado. Mas nem sempre fazer brinquedo foi ofício sustentável. Para ganhar dinheiro ele já foi pedreiro, pintor, tratorista e eletricista.

 

Fontes:

https://babeldasartes.wordpress.com/tag/antonio-felismino/

http://www.bayeuxemfoco.com.br/noticia/artesao-de-bayeux-e-destaque-no-caderno-de-turismo-da-folha-de-sao-paulo.html

http://antonioartesanato.webnode.com.br/

http://www.codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletconsultaartesao?artesao=Ant%F4nio%20Felismino%20de%20Sousa

http://papjerimum.blogspot.com.br/2012/10/os-requintados-brinquedos-artesanais-do_10.html

http://www.bayeuxemfoco.com.br/noticia/artesao-de-bayeux-faz-brinquedos-em-madeira-e-brilha-no-15-salao-do-artesanato-da-pb.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *