Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 9 de dezembro de 1943 // Falecimento: 2 de setembro de 1993
Atividade artístico-cultural: músico pianista
Participação em Orquestras: Orquestra Sinfônica Brasileira
Antônio Guedes Barbosa foi um pianista paraibano, de grande renome internacional, tendo atuado como concertista e pedagogo. Com apenas 13 anos, estreou como solista à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Ele estudou piano com Claudio Arrau, sendo escolhido por Vladimir Horowitz e Claudio Arrau, como um dos cinco maiores pianistas de sua geração, ao lado de Martha Argerich, Daniel Barenboim, Krystian Zimerman e Garrick Ohlsson. Ele foi um dos músicos brasileiros mais prolíficos em termos de gravações da mais alta qualidade. Seu legado em disco inclui importante coleção de obras de Chopin, um painel de críticos americanos, reunidos em 1992 pelo American Record Guide, especializada em música clássica, um conjunto de críticos colocou suas interpretações de Chopin entre as melhores do mundo, “de Rubinstein a Cortot, de Guiomar Novaes a Martha Argerich”.
Thomas Geada foi mais longe. Em uma carta para Allan Kozin, o crítico do New York Times, o produtor de Vladimir Horowitz, que também produziu a segunda versão de Antônio Guedes Barbosa de um dos 51 Mazurkas, os chamou de “consideravelmente mais poético do que os de Rubinstein.” Antônio Guedes Barbosa residia nos Estados Unidos desde 1970, em 1993 veio ao Brasil para participar do Festival de Campos do Jordão e de uma série de recitais. No dia 2 de setembro, faleceu repentinamente vítima de um infarto agudo, aos 49 anos de idade com sua carreira em plena ascensão.
Apenas dois dias depois após a sua morte, seu último CD gravado, contendo valsas de Chopin e também os Lieder de Schubert, foi lançado nos Estados Unidos, o referido álbum recebeu da revista americana Stereo Review, o título de “Melhor do Ano”, dizendo ainda a publicação que: “Antônio Guedes Barbosa é possivelmente o melhor intérprete de Chopin de sua geração”.
Fontes:
https://www.facebook.com/MEMUSPB/posts/433933028791336/
https://pt.findagrave.com/memorial/6735117/antonio_guedes-barbosa