O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2018

Thiago Alves

Autodidata, escritor, poeta, artista plástico, regente marcial, ator, dramaturgo e professor, Thiago Alves é paraibano da cidade de Itabaiana.
Data de publicação: agosto 28, 2018

Naturalidade: Itabaiana – PB

Nascimento: 1 de maio de 1960

Atividade artístico-cultural: Escritor, poeta, artista plástico, regente marcial, ator, dramaturgo e professor.

Facebook: https://www.facebook.com/thiagoalves1960

 

Antônio Joaquim Alves é paraibano da cidade de Itabaiana, onde viveu sua infância e adolescência. É filho da professora Maria da Soledade Alves e do agricultor Manoel Joaquim Alves. Tem formação acadêmica em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Extensão FFPG, Pós-Graduado em Biologia Molecular e Marinha, Pintor e Desenhista no Instituto Universal Brasileiro São Paulo – SP.

Ainda criança adotou como nome artístico “Thiago Alves”, pela vontade de sua mãe. Cedo tomou rumo pelos caminhos da arte, destacando-se nas artes plásticas, mais tarde desenvolveu o gosto pela poesia, escrevendo várias obras poéticas. É membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba ACVPB, ocupando a cadeira de número 25, que tem como patrono o escritor e poeta Catulo da Paixão Cearense.

Nas artes visuais plásticas (pintura em tela e afrescos e desenhos), possui mais de mil obras. É versátil nos estilos variados, desde o barroco impressionista, ao moderno, surrealismo, paisagismo e o expressionismo. Destacando-se também na arte contemporânea. Destaque para algumas pinturas em tela – O Rei da Mitologia, Caçador de Mim, O Batismo de Cristo, Jerusalém, o Ego Arrebatado, Jesus e a Samaritana, o Mendigo, A Força da Expressão e A Fonte, Marcas Rupestres (coleção em Neo-Paleolítico) entre outras.

Já na dramaturgia ele possui destaque no Teatro Evangélico com cerca de vinte peças escritas e dirigidas por ele, como exemplo: A Encarnação do Verbo, A Ressurreição De Jesus, A Ressurreição De Lázaro, A Última Profecia, As Dez Virgens, O Cego De Jericó, O Quarto Homem na Fornalha e O Senhor dos Exércitos, A Igreja Adormecida, A Missionária, Comprados Para Cristo, Jesus Faz A Diferença, O Chamado, A Conversão de um Pai, O Arauto de Deus, entre outras.

Thiago Alves foi coordenador dos regentes de Bandas e Fanfarras do Vale do Paraíba, eleito e diplomado pela AMERIFA Associação de Bandas e Fanfarras da Paraíba, nos anos 90; Regente da Banda Marcial da Prefeitura de Salgado de São Félix, PB, nos anos 80; Fundador e Regente da Banda Marcial do Olympikus Colégio e Curso em Itabaiana, PB; Fundador e Regente da Banda Marcial da Prefeitura de Itabaiana, PB nos anos 90; Regente da Banda Marcial Águia Azul do Colégio estadual de Itabaiana, PB, nos anos 80 e 90, Regente da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana, PB, nos anos 80 e 90, Regente da Banda Marcial do Colégio NESA em Campina Grande, PB, nos anos 80, Regente da Banda Marcial do Colégio das Damas em Campina Grande, PB, nos anos 80; Regente da Banda Marcial da Prefeitura de Juripiranga, PB, nos anos 90, Regente da Banda Marcial da Prefeitura de Natuba, PB nos anos 90.

Suas obras literárias são: Literatura de cordel na linha cristã: A Anunciação de Jesus, O Nascimento de Jesus, O Sermão da Montanha, Os Milagres de Jesus, Evangelho de João em Cordel; Livros de obras poéticas: Falando de Amor, Mundos e Fundos, O Ego, Arrebatado, Raízes da Minha Vida; Livros de Arte Visuais Plásticas: Desenho Artístico – Diversos Desenhos de Paisagens, Desenhos Surrealísticos, Estudos de Anatomia Humana, Estudos da Arte em Neo Paleolítico e Tendência Barroca; Obras em literatura de cordel diversas: A Arte do Mestre Zaia, Academia de Cordel do Vale do Paraíba rumo a Europa, Bullyng, Ceará em Cordel, Dia dos Pais em Cordel, Dia Internacional da Mulher, Família Alves, Ilusão Quase Perdida, Iracema de José de Alencar em Cordel, Macaco Matriculado, O Hino Nacional Brasileiro em Cordel, O Mito da Caverna, Orgulho de ser Filho, Um Trapo de Gente Valeu a Pena Estudar A Família Neves e Água, O Líquido Vital.

 

Fontes:

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=168031

https://www.facebook.com/thiagoalves1960

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *