Município: Rio Tinto – PB
Distrito: Barra do Mamanguape
Distância da capital: Aproximadamente 72km
Bioma: Marinho Costeiro
A Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape é uma unidade de conservação federal brasileira localizada na Barra do Mamanguape, no município de Rio Tinto no estado da Paraíba. A reserva foi criada em 10 de setembro de 1993 pelo Decreto Federal nº 924. A área é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A área conta com aproximadamente 14.917 hectares, envolvendo remanescentes da Mata Atlântica, áreas de mangue, restingas, estuários, recifes de arenito, falésias, lagoas de praia e são base do Projeto Peixe-Boi.
O Projeto Peixe-Boi teve início na década de 80 no município de Rio Tinto. Ele foi crescendo e gerando novas demandas, era preciso de mais espaço para realizar a construção de piscinas para tratamentos filhotes e peixe-boi adulto, espaço para visitação e outros pontos que precisavam ser implantados e melhorados,
Diante dessa situação foi solicitado apoio ao governo do Estado da Paraíba, porém o governo não demonstrou interesse em investir no projeto, por outro lado, houve interesse por parte do governo do Estado de Pernambuco, e dessa forma a Sede do Projeto Peixe-Boi passou a ser em Itamaracá no Estado de Pernambuco. Atualmente a APA da Barra do Rio Mamanguape funciona como Base do Projeto Peixe-Boi Marinho. A última reintrodução de peixes-boi foi no ano de 2012, mas ainda assim eles aparecem nos estuários, atraindo turistas para a região.
Estão no plano central do manejo da área, a melhoria da qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais, bem como o fomento ao turismo ecológico e a educação ambiental.
Maiara Alves
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_Prote%C3%A7%C3%A3o_Ambiental_da_Barra_do_Rio_Mamanguape