O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/02/2016

Areia Vermelha

Um banco de areia temporário que só aparece durante a maré baixa. Piscinas naturais, com corais. O lugar é visitado por turistas do mundo inteiro, encantando a todos com a sua beleza.
Data de publicação: fevereiro 19, 2016

Município: Cabedelo – PB

A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura. A ilha fica em frente da Praia de Camboinha. Aparece sempre que a maré baixa, do mesmo modo que os corais de picãozinho, em Tambaú.

É um ótimo lugar para banhos, e possui piscinas naturais, com corais.  A água é transparente de tom verde-claro. Dependendo da época escolhida, ela pode ser considerada um paraíso onde é possível encontrar isolamento e águas calmas. Em outros, a faixa de areia vira ponto de badalação e concentra a maior parte da frota de Jet Skis e de barcos do litoral paraibano.

Com vista para as cidades de João Pessoa e Cabedelo, ela é parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. O local é um banco de areia temporário que só aparece durante a maré baixa. A ilha foi batizada por este nome, devido à coloração avermelhada da areia.

Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a depredação destes.

O lugar é visitado por turistas do mundo inteiro, encantando a todos com a sua beleza. A travessia ao banco de areia é realizada através de catamarã, embarcação confortável, e que possui todos os equipamentos de segurança exigidos pela capitania dos Portos. No banco de areia tem uma estrutura de bares, cadeiras, mesas e sombreiros.

Na ilha é possível tomar um maravilhoso banho de mar a uma temperatura média da água de 23°, no meio do oceano protegido por corais, e degustar caranguejo ao molho de coco, camarão, peixe frito e outras delicias do mar.

Durante muito tempo ela serviu unicamente como ponto de apoio para os pescadores paraibanos. A ilha fica imersa durante dez dias do mês. Nos dias que aparece, só fica inteiramente fora da água em horários que variam de acordo com a tábua de marés. Nos finais de semana do mês de janeiro, quando recebe um maior número de visitantes, chegam a ancorar mais de duas mil pequenas embarcações.

É importante ficar atento à tábua de marés antes de conhecer Areia Vermelha. A maré ideal é de no máximo 0,4m, quando a areia fica à mostra. Com marés muito altas a visitação fica inviável. O passeio pode ser de barco, jet ski ou catamarã e dura cerca de três horas, dependendo do tempo de estadia na ilha.

A ilha de Areia Vermelha tem um banco de corais onde os visitantes podiam mergulhar. Porém, com a definição de normas emergenciais para preservar o parque, em 2007, o acesso aos corais foi limitado por bandeirinhas e agora é permitido apenas tirar fotos deles.

Fontes:

http://www.renoturismo.com.br/ilha-areia-vermelha-passeio-nautico.php

http://adventurismo.com/site/portfolio/ilha-de-areia-vermelha/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *