Localização: Agreste Paraibano
Limites geográficos municipais: Montadas, Pocinhos e Esperança.
Área territorial: 33,935 km²
População IBGE/2010: 6.470 habitantes.
Gentílico: Areialense
Distância da capital João Pessoa: 115 km
Acesso a partir de João Pessoa: BR 230
Data da emancipação política: 10 de dezembro de 1961.
Configurações geomorfológicas: O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro a delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Altitudes: 695 m
Vegetação: Predominantemente Caatinga, tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias), além de muitas cactáceas.
Hidrografias: Está inserida nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape. Os principais tributários são o Rio Mamanguape e o riacho Covão. A maioria dos cursos d’ água tem regime intermitente.
Economia: Apoia-se na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício.
História do município:
Por volta do ano 1915, o local onde hoje está situado o município de Areial, servia de parada de tropeiros, como a região era acolhedora e de ótima localização, as pessoas que por ali passavam e faziam suas paradas iam aumentando cada vez mais.
O Sr. Manoel Clementino resolveu se instalar, construindo uma casa que passou a servir de hospedagem aos tropeiros e algumas famílias. Atraídos pela fertilidade da terra que se prestava muito bem para o cultivo agrícola, algumas famílias foram chegando e construindo novas casas, iniciando o desenvolvimento do lugar. Dentre estas famílias, podemos citar as dos Srs. Joaquim Fonseca e Manoel Neco.
O lugar, na época pertencente a Campina Grande, só veio a tomar impulso maior, por volta do ano 1918, quando foi iniciada uma pequena feira, alcançando pleno sucesso dando uma maior força ao progresso da localidade.
O deputado Francisco Souto interessou-se pela próspera povoação e apresentou projeto na Assembleia Legislativa para sua emancipação política, o que veio a ocorrer pela lei número 2.606, de 5 de dezembro de 1961, sendo instalado oficialmente a 10 do mesmo mês e ano, desmembrado de Esperança, formando apenas um distrito, o da sede, com o topônimo de Areial.
Costumes e festas populares: Festa de Santo Antônio (padroeiro), festa da galinha e da cachaça, Areial Fest, emancipação da cidade.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Areial
http://www.brasilocal.com/paraiba/esperanca/areial.html#t=media