Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Categoria: Curso
Unidade Proponente: CE – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)
Coordenador (a): Kelly Thaysy Lopes Nascimento
O curso “A(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) na Prática Hospitalar” tem como objetivo principal promover a capacitação de extensionistas na prática do cientista da religião em ambientes hospitalares, com enfoque na atenção integral à saúde. Reconhecendo que a equipe multidisciplinar de saúde atua para atender as complexidades de seus objetos de estudo, essa ação destaca o papel do cientista da religião na prestação de assistência integral, respeitando as subjetividades e diversidades culturais e religiosas presentes no Brasil. A espiritualidade, frequentemente negligenciada durante a estadia hospitalar, será abordada de maneira sistemática e abrangente, indo além das visitas pontuais para contemplar as especificidades do contexto hospitalar do HULW (UFPB – Campus I).
O objetivo geral da iniciativa é discutir a importância da prática do cientista da religião na assistência hospitalar, compreendendo-a como suporte para o enfrentamento diário dos pacientes e suas famílias. Entre os objetivos específicos, destacam-se qualificar extensionistas para realizar atividades de atenção integral à saúde, estimular nos participantes a reflexão crítica sobre a atuação do cientista da religião no ambiente hospitalar e oferecer subsídios para harmonizar conceitos na prática, evitando riscos de hegemonia religiosa.
A metodologia do curso envolve encontros semanais realizados de forma on-line, com duração média de uma hora, podendo ser estendida por mais 20 minutos para rodas de conversa. A duração total será de quatro meses, com possibilidade de antecipação caso haja disponibilidade para mais de um encontro semanal. Em uma das rodas de conversa, cinco participantes serão escolhidos para apresentar, de forma sucinta, aspectos de uma das religiões sugeridas, promovendo o diálogo e a diversidade. Ao final do curso, será solicitado que os participantes elaborem um relatório avaliando os pontos fortes, oportunidades de melhoria, críticas e sugestões, consolidando uma análise reflexiva da experiência.
Fonte: