Pesquisa e texto: Guilherme Lopes
Os Jogos Olímpicos de 2024 marcaram o retorno da cidade de Paris como sede do evento após 76 anos. O Brasil, por sua vez, performou próximo do seu recorde de medalhas no total, conquistando 20 pódios, um a menos que a edição anterior, em Tóquio.
Dessa forma, a delegação brasileira alcançou a vigésima colocação no ranking de países com mais medalhas na edição disputada na França. Uma dessas medalhas foi conquistada por Edival Marques, o Netinho, paraibano que ganhou o bronze no taekwondo, a sétima de um atleta paraibano.
Com a medalha conquistada, a Paraíba chegou a quarta edição consecutiva com pelo menos um atleta do estado no pódio do maior torneio do planeta.
Além disso, segundo levantamento do GE, a Paraíba se mantém no top-10 de estados do Brasil com mais atletas medalhistas nas Olimpíadas, e terceiro na região Nordeste, atrás apenas da Bahia e Pernambuco. Quem lidera o ranking nacional é o estado de São Paulo, com 232 medalhas no total.
Entre as sete medalhas conquistadas, a primeira pertence ao atacante Mazinho, prata em 1988. Os paraibanos ainda venceram mais quatro medalhas no futebol, Hulk em 2012 levou a prata, o lateral Douglas Santos conquistou o ouro inédito no Rio 2016, enquanto o goleiro Santos e o atacante Matheus Cunha levaram o ouro em Tóquio-2020.
Somando as cinco medalhas olímpicas no futebol e a de Netinho no taekwondo, Zé Marco levou a prata no vôlei de praia, na edição disputada em Sydney no ano 2000.
Fontes: