Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos e Simone Eliz
Município: João Pessoa- PB
Ano de Fundação: 1989
“As Piabas” se destaca por ser um bloco de Papangus, criado em 1989 por iniciativa de fundadores das Muriçocas do Miramar, incluindo Lucia Lacet, Marconi Serpa, Tavinho Teixeira, Bob Zacara e Dadá Novais. Conforme a fala de Ana Gondim, “tudo começou em uma farra no Apartamento de Dada Novais, no prédio Estrela de Prata na Avenida Olinda em Tambaú, depois desceram para um bar na frente deste prédio, e posteriormente seguiram pelas ruelas, bares e restaurantes da época, no “Baixo Tambaú”. Quando iniciaram os desfiles, não havia nem orquestra; a música consistia em uma fita cassete com a canção ‘Piaba’ de Caetano Veloso”. Nessa primeira ocasião, também aproveitaram para divulgar o bloco das Muriçocas. A partir daí, o bloco “anarquista e irreverente”, passou a ter uma Orquestra de Frevo, valorizando a cultura popular, e tradicionalmente continuou a desfilar pelo bairro, frequentando bares como A Adega do Alfredo, restaurante muito famoso na época, onde os foliões e a orquestra percorriam os estabelecimentos, sendo bem recebidos pelos proprietários que já esperavam pela passagem do bloco. O desfile encerrava no bar Última Sessão, atualmente conhecido como Apetito.
Inicialmente, a concentração ocorria às 20h, com saída às 22h, reunindo cerca de 300 a 400 pessoas. Já fazendo parte do Movimento Folia de Rua (criado com as Muriçocas do Miramar, em 1987), em 1996, o bloco carnavalesco criou a Associação Folia de Rua, juntamente com 22 outros blocos. Ana Gondim, que liderou o bloco por muitos anos, foi a primeira e única presidente mulher da Associação.
O primeiro estandarte do bloco “As Piabas” foi feito por Flávio Tavares e durou 10 anos. O segundo foi feito por Babá Santana, o terceiro por Dadá Venceslau e o quarto Ana Cristina Mesquita.
Desde a pandemia, que o desfile não vinha acontecendo, mas em 2025, as produtoras Marília Maia e Malu Serpa estiveram à frente do retorno das “Piabas” e comemoraram a volta do bloco. Elas destacam que a autenticidade do bloco, busca reverenciar um carnaval de tradições genuínas. “As Piabas voltaram com força total em 2025, prometendo ser ainda maiores no ano seguinte”, afirmaram.
O retorno do bloco ocorreu em 19 de fevereiro na Rua dos Sabores (Joaquim Avundano), no Miramar, com concentração às 19h, como parte da programação do “Abre Alas Miramar”. O evento visava combinar música, gastronomia e um ambiente vibrante, consolidando o Miramar como um dos principais polos do pré-carnaval da cidade.
A programação musical do “Abre Alas Miramar” incluiu um show de Juzé e sua banda, que homenageou o carnaval brasileiro e nordestino, com um repertório que incluiu sucessos como “Estação da Luz”, “Frevo Mulher”, “Pedras que Cantam” e “Luz de Tieta”, além de canções autorais como “Nordeste Destino”, “Agarrado” e “Love do Ano”.
Neste retorno, o bloco contou com o apoio de bares e restaurantes da Rua dos Sabores, novo polo gastronômico de João Pessoa, incluindo Alquimia Gastrobar, Loca Como Tu Madre, The Little Bar, Zimbro e Farina, e o patrocínio da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope.
Fontes:
https://www.fabianovidal.com.br/2025/02/bloco-as-piabas-retorna-ao-pre-carnaval.html
https://wscom.com.br/as-piabas-nadam-para-miramar-e-se-concentram-dia-19/
https://www.instagram.com/fatoseletrasculturaparaibana/p/DGLYdLiuhcb/
Entrevista concedida por Ana Gondim ao Paraíba Criativa em março de 2025.