Município: João Pessoa – PB
Ano de fundação: 2010
Endereço: Rua Maciel Pinheiro, nº 02, Térreo, Varadouro (Centro Histórico).
Coordenadora: Joana Alves
Contatos: (83) 3021-3165 / 98877-6773 / 98834-3693
E-mails: contato.balaionordeste@gmail.com / balaionordeste@yahoo.com.br / orquestra.balaionordeste@gmail.com
Site: www.balaionordeste.org.br
Twitter: @balaionordeste
Facebook: facebook.com/balaionordeste
A associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Contribui através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da Cultura Popular e incremento do turismo local Baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável.
Tem como objetivo, promover e estimular a produção artística brasileira, especificamente a nordestina, com a valorização de recursos humanos e conteúdos locais e promover cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público geral.
Surgiu da necessidade de grupos forrozeiros e de cultura popular tradicionais de manter a sua arte, como também de buscar espaços de trabalho e capacitação profissional visando o alcance de uma cadeia produtiva da cultura, e também da reflexão de como viabilizar propostas de difusão e divulgação da música e cultura nordestina.
A associação Balaio Nordeste atua com Orquestra Sanfônica, Trios de Forró, Duplas de Repentistas, Cavalo Marinho, Rabequeiros, poetas, oficinas de acordeom, percussão (pandeiro), confecção de zabumba, rabeca, capacitação para editais culturais, consultoria e auxilio na elaboração de portfólios, release e outros.
Além da promoção de seminários, palestras, fórum de debates políticos-culturais, entre outras ações formativas e realizações de eventos à exemplo do I, II e III Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, que já trouxe atrações internacionais como Richard Galiano e grandes nomes da nossa música como Zé Calixto e Luizinho Calixto.
Como resultado mais efetivo dentro de uma lógica dos princípios de desenvolvimento sustentável, a ACBN fundou a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que teve sua origem a partir das oficinas de acordeom, promovidas pela mesma instituição em parceria com a FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa).
Recentemente fundou também a Escola de Música Mestre Dominguinhos com o claro propósito de atender a seus associados no que se refere a uma maior capacitação e ainda de atender ao público mais geral que tenha interesse no aprendizado musical e que por razões de desvantagem socioeconômica não podem pagar por este serviço. Este último, sendo também outro objetivo da instituição, refere-se à ideia de adesão aos princípios de inclusão social.
Assim, suas principais atividades têm girado em torno do aproveitamento e desenvolvimento de competências a partir de cursos de capacitação, palestras, oficinas, promoção e divulgação dos associados artistas, promoção de shows e eventos, além de consultoria e abertura de mercado e condições de trabalho para os mesmos.
Em 2014, a Balaio Nordeste realizou em fevereiro, um evento beneficente que contou com um bingo e diversas apresentações culturais com o objetivo de arrecadar fundos para ampliar seu espaço adquirindo novas salas de aula e reformando o pátio, que conta agora com um palco permanente para apresentações culturais, criando um novo espaço de lazer para associados e o público que prestigia o Centro Histórico. Como premiação do bingo foram oferecidas coletâneas dos trabalhos de Beto Brito e Luizinho Calixto e instrumentos musicais (violão, pandeiro, djembê, kit percussivo com agogô, tamborim, triângulo e ganzá).
A festa ainda contou com atrações de peso: Luizinho Calixto, Truvinca e Roberto dos 8 Baixos, o músico e cordelista Beto Brito, Sandra Belê, Eli Vieira, Dr. Raimundo Nunes, as duplas de repentistas: João Paulo Bento & Heleno Alexandre, Daudeth Bandeira & Paulo Cruz, Pedro Firmino & JB da Viola e o trio Forró Encabulado. Todos os artistas participaram de forma beneficente, e, também apoiaram a causa as empresas Mundo das Tintas, Alternativa Materiais Elétricos, Lojão das Tintas, Supermercados beMais e a Associação Comercial da Paraíba.
Também em 2014, deu continuidade ao projeto São João Família Balaio Nordeste. A intenção foi prolongar o São João até o dia 26 de julho, dia de Sant’Ana, oferecendo muito forró de raiz na sede da Associação e na praça Anthenor Navarro. O evento teve objetivo filantrópico, com entrada gratuita e venda de rifas que foram revertidas em apoio à associação.
Realizado pela Associação Balaio Nordeste desde 2012, o Projeto teve o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, com apresentações em três sábados: Nos dias 12, 19 e 26 de julho, com os grupos Rabeca de Gamela (com o convidado especial, mestre rabequeiro José Hermínio), Forró Flor do Caruá, Forró Encabulado e Forró Ripa na Chulipa.
O projeto São João Família Balaio Nordeste também é uma forma de difundir esse ritmo nordestino que está em processo de registro como Patrimônio Imaterial do Brasil. No show de encerramento teve ainda o sorteio de uma TV LED de 32 polegadas, doada pelos Supermercados Bem Mais para ajudar nas atividades da Associação Cultural.
De fevereiro a abril de 2015, A Associação Cultural Balaio Nordeste promoveu a oficina “O Viver Coletivo e as Ferramentas Digitais Aliadas”, na sede do Ponto Balaio Cultural (Associação Cultural Balaio Nordeste). A oficina teve o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo em empreendimentos sem fins lucrativos, fazendo compreender os valores, princípios e atitudes indispensáveis para seu sucesso. Além de proporcionar uma reflexão sobre o futuro da organização coletiva, a oficina teve também exercícios práticos, realizados através das ferramentas digitais atuais.
Foram abordados assuntos como o trabalho colaborativo, o passo a passo para a sua concretização e a utilização de ferramentas digitais que facilitam o processo do trabalho colaborativo. Foram três meses divididos em três etapas: Compreendendo o trabalho colaborativo; Praticando o trabalho colaborativo presencial e digitalmente e por último Classificando e consolidando o trabalho colaborativo.
Considerando todas as suas ações, em média, a ACBN já atendeu mais de 1000 pessoas de forma direta e cerca de 3.000 pessoas indiretamente ao longo de seus cinco anos de existência.
Fontes:
http://sniic.cultura.gov.br/index.php/usuarioInternetAction/responsavelInternetView/5132
http://paraibaja.com.br/balaio-nordeste-oferece-oficina-de-midias-a-partir-desta-quinta-feira/