Local: Endereço: R. Coronel Souza Lemos, 167 – Miramar, João Pessoa – PB, 58.043-190
Horário: 06h às 23h
Telefone: (83) 3031-5948
Instagram: @clubecabobranco
Site: http://www.clubecabobranco.com.br
E-mail: esporteclubecabobranco@gmail.com
O Esporte Clube Cabo Branco é considerado um dos maiores e principais palcos do esporte paraibano. Com o passar do tempo os objetivos foram se ampliando e o que inicialmente já era grandioso ficou ainda melhor e desejável para todos os pessoenses. O Clube Cabo Branco carrega uma história extensa e faz parte da vida de milhares de moradores que já moraram ou residem em João Pessoa.
Além da associação em Miramar, também foi construído um edifício com o fim de abrigar a sede do antigo Clube dos Diários, que surgiu devido à divergência ocorrida dentro da diretoria do Esporte Clube Cabo Branco. A fundação do Clube dos Diários ocorreu em 12 de Maio de 1925, localizada na Rua Duque de Caxias, no bairro do Centro, fazendo esquina com a Rua Peregrino de Carvalho, que teve sua inauguração em 19 de Janeiro de 1926.
Foi neste prédio que a sede social do Esporte Clube se consagrou entre a alta sociedade paraibana. Era um espaço de encontro para conversar, discutir política e diversos temas pertinentes na época, jogar poker, xadrez, dominó, baralho e outras atividades, bem como espaços para cafés e restaurantes, oferecidos pelo Clube.
Devido ao declínio dos clubes sociais da cidade, o Cabo Branco enfrentou dificuldades financeiras que levou a colocar a venda esta sede central. Assim, em primeiro de janeiro de 2011 foram finalizadas as obras de recuperação que marcaram a passagem do imóvel para a posse da Prefeitura Municipal, que nele instalou a sede da Fundação Cultural de João Pessoa, a Funjope.
Aos poucos a agremiação passou a expandir suas modalidades, introduzindo vôlei, natação, tênis e ginástica. Assim o Clube passou a ser considerado um grande celeiro que recebeu grandes atletas e formou outros, como o nadador Kaio Márcio, o campeão mundial de futsal Mazureik, Rabicó que jogou no Barcelona, Fininho da seleção brasileira, Matheus Cunha que atua na seleção brasileira de futebol e Otávio que joga no Porto.
Além dos esportes tradicionais como futebol, futsal, natação, vôlei e basquete, o Clube também oferece alguns menos conhecidos pela população como badminton, kendo, aikido e karate. Muitos eventos esportivos como torneios de judô, tênis, beach tennis, natação, futsal, futebol, ginástica artística e apresentação de skate são organizados ou sediados pelo ECCB, que reúne mais de 700 atletas em todas as modalidades.
O Clube dispõe de uma enorme área com várias instalações esportivas e sociais:
- Ginásio poliesportivo
- Quadra de tênis
- Quadra de beach tênis/futevôlei
- Campo de futebol
- Parque aquático
- Sala de ginástica artística/rítmica
- Restaurante
- Cafeteria
- Lanchonetes
- Academia (Vibe Academia)
- Coworking (destinado a área da saúde)
Hoje o clube abre todos os dias para associados e visitantes, com todos os equipamentos esportivos disponíveis para utilização.
Eventos
Não é possível reduzir a história do Clube apenas ao esporte, pois ele faz parte da construção do Bairro do Miramar, é um grande ponto de encontro, aproximação e criação de novos vínculos, promove diversos eventos e shows.
Frequentemente o Clube organiza eventos para toda a sociedade paraibana, relembrando as décadas passadas onde o auge eram eventos em Clubes, como por exemplo o Baile Vermelho & Branco, os Assustados de Ruth Avelino que contam com músicas dos anos 70, 80 e 90, para recordar aquelas épocas, assim como periodicamente a divulgação de shows de diversos gêneros e estilos para atingir a maior diversidade de público possível.
Patrimônio Histórico
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) reconheceu e incluiu a sede social do Clube Cabo Branco em 2022 como patrimônio histórico do Estado, garantindo acesso às linhas de crédito e aos projetos de reforma. Foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais, com a justificativa da arquitetura inovadora para os anos 50 e o significado que a agremiação teve e ainda tem para sociedade paraibana.
Em 13 de dezembro de 2023 o Esporte Clube Cabo Branco completou 108 anos de muitas e boas histórias, memórias na vida de inúmeras pessoas que direta ou indiretamente participaram, vivenciam e sentem pulsar o coração gigante alvirrubro, com tradição, notabilidade, conquistas ao passar dos anos, glória e importância na vida social, esportiva e cultural da nossa Paraíba.
Surama Marjouri
Fontes:
https://jogosperdidos2.blogspot.com/2007/10/uma-volta-ao-passado-volume-25-ec-cabo.html
https://www.youtube.com/watch?v=7lsttEL8F5A
https://historiadofutebol.com/blog/?p=50552
https://www.memoriajoaopessoa.com.br/acervopatrimonial/86.pdf