O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/04/2019

Associação Mãos que se ajudam – Cocada na kenga

A associação mãos que se ajudam - Cocada na kenga é de grande relevância  e notoriedade para o município de Lucena, desenvolvendo atividades em conjunto com os moradores.
Data de publicação: abril 22, 2019

Município: Lucena-PB

Ano de fundação: 2003

Endereço: Eugênio Falcão,58315-000 Ponta de Lucena, Lucena-PB.

Contato: 083 98772-3680

Instagram: @cocadanakenga

Facebook : https://m.facebook.com/cocadanakenga

 

 A Associação Mãos que se ajudam – Cocada na kenga, está situada no município de Lucena, litoral norte paraibano. Fundada em 2003, a associação está localizada no bairro de Ponta de Lucena e dispõe de diversas atividades no âmbito da produção artesanal, fazendo o uso  da matéria prima principal da região : O coco.

O município de Lucena é considerado a “terra do coco”, devido a sua vasta extensão de coqueirais e a abundância dos seus frutos na região. Assim, um grupo de mulheres visualizaram uma oportunidade de negócio,  inovando na apresentação de um produto típico que é a cocada acondicionado-a na sua própria quenga. Assim surgiu a cocada na kenga, produto este que resultou no surgimento da associação e é responsável pela geração de renda para várias famílias locais que participam direta e indiretamente da sua produção. Na associação  também são desenvolvidos artigos de decoração feitos a partir da fibra do coco e da utilização da sua quenga. O projeto intitulado “Arte e fibras”, desenvolvido na associação, foi criado em 2005 com o intuito de estimular o empreendedorismo feminino além da independência financeira das mulheres do município através do artesanato. Elas são responsáveis pela produção de flores á partir  do popularmente chamado : “pelo do coco”, que nada mais é que uma fibra encontrada entre os frutos no coqueiro e o caule da flor é feito com os “ponteiros” retirados das suas palhas. Assim, a matéria prima é transformada habilidosamente pelas mãos das artesãs gerando uma verdadeira explosão de cores e formas que chamam à atenção e abrilhantam ambientes decorativos.

O projeto arte e fibras faz o uso de um manejo sustentável e cooperativo, fazendo  o reaproveitamento das quengas do coco que não obedecem ao padrão de tamanho para acondicionar a cocada na kenga , sendo assim, utilizadas para juntamente com as flores compor os artigos. A associação mãos que se ajudam – Cocada na kenga é de grande relevância  e notoriedade para o município de Lucena, desenvolvendo atividades em conjunto com os moradores, tornando a sua sede  parada obrigatória incluída no roteiro turístico de visitantes da cidades de decoração.

Stephanny Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *