O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/12/2022

Átila Almeida

Átila Almeida foi professor de Física da Universidade Federal da Paraíba, além de jornalista, pesquisador e folclorista.
Data de publicação: dezembro 3, 2022

Naturalidade: Areia – PB

Nascimento: 7 de Novembro de 1923 // Falecimento: 1991

Atividades exercício-profissional: Pesquisador, professor e jornalista

Átila Augusto Freitas de Almeida era graduado em Matemática, professor de Física da Universidade Federal da Paraíba, além de jornalista, nutria verdadeira paixão pela literatura popular.

Constituiu, ao longo de sua vida, um dos maiores e mais raros acervos do Nordeste, compostos de sete grandes coleções: livros, dicionários, cordéis, folhetos, catálogos, jornais e xilogravuras. Dentre os materiais mais raros, há jornais que datam do século XIX, retratando a memória do Estado da Paraíba, e 10.283 títulos de cordéis, um dos maiores acervos do mundo.

A literatura popular em verso era sua grande paixão, e ele chegou a publicar diversos livros na área de Folclore como o “Dicionário bio-bibliográfico de repentistas e poetas de bancada” (1978) e o “Romanceiro popular nordestino” (1981), ambos em parceria com José Alves Sobrinho, além “Notas sobre a poesia popular” (1984), bem como vários ensaios e artigos em revistas e jornais.

Átila faleceu em 1991, mas deixou um legado cultural gigantesco. Em 2003, o Governo do Estado da Paraíba adquiriu o acervo pessoal do pesquisador e professor Átila Almeida e doou à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – que instituiu, em 2004, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida. Sendo, portanto, responsável pela guarda, conservação e manutenção da coleção.

Maiara Alves

Fontes:

https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/#biblioteca

http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/download/123/83/

https://www.instagram.com/p/CWBHeDELhIi/

MEMÓRIAS DO CORDEL. Biblioteca Átila Almeida. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/05/cordeltecas-6-biblioteca-atila-almeida.html>. Acesso em: 02/12/2022.