O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/11/2021

Azulão

Artista Plástica.
Data de publicação: novembro 13, 2021

Naturalidade: Mauá-SP/ Radicada em Rio Tinto-PB

Nascimento:  11 de agosto de 1994

Atividades artístico-culturais: Artista Plástica

Contato: (83) 99895-4241 (WhatsApp)

E-mail: ligiaemanuele4@gmail.com

Instagram: 

https://www.instagram.com/azulao_ilustracoes/  https://www.instagram.com/ligia_emanuele/

Ligia Emanuele da Silva, de nome artístico Azulão, é uma artista natural de Mauá – SP, que nasceu em 11 de agosto de 1994 e reside em solo paraibano desde 1997, atualmente residindo em Rio Tinto-PB.

Azulão foi criada pelos avós em um sítio chamado Salema Maracujá, localizado em Rio Tinto-PB, onde teve livre acesso a brincadeiras ao ar livre. Já na alfabetização teve aulas com um artista plástico, apesar de nessa época não ter tido aula de pintura, a artista acredita que a ausência foi justamente o que motivou a sua curiosidade. 

Azulão iniciou em 2014 como ilustradora e desenhista, de maneira autônoma e através de sua iniciação acadêmica no curso de Designer na Universidade Federal da Paraíba, neste mesmo ano, começou a explorar também o conhecimento técnico e teórico descobrindo sua arte. Concluiu o curso de Designer pela UFPB em 2020. 

A artista se tornou mãe de Francisco em 2018. Filha de uma mãe solo, destaca a importância de sua mãe Maria Ângela da Silva em sua trajetória, “uma mulher de muito potencial que é artesã, doméstica, agricultura e chef de cozinha. Sem dúvidas o fato de ter crescido vendo minha mãe exercer várias funções, me incentivou a ser quem eu sou. Meus primeiros desenhos em superfície foram motivados por ela, já que quando eu era criança ela comprava camisetas lisas para que eu pintasse”, afirma Azulão.

“Fui influenciada pelos meus avós e pela minha mãe. Meus primeiros trabalhos foram murais infantis realizados em paredes de quartos infantis dos meus familiares. Minhas inspirações artísticas são Maria Auxiliadora, Tarcila do Amaral, Frida Kahlo, Niandra e Pri Witch, Curió e Hicor”.

No momento, a artista está trabalhando em um projeto de pintura em tela de demanda comercial, abordando em sua estética a valorização de memória e ancestralidade, a partir de uma narrativa de identidade referente a cada personalidade representada na tela, “meu trabalho em ilustração consiste em dar vida ao meu imaginário, fazendo uso de elementos visuais de referências orgânicas e abstratas, usando formas geométricas junto do conceito da gestalp e do minimalismo, dando muitas vezes voz as minhas ideologias ligadas ao sagrado feminino e orgulho preto”, disse.

Israela Ramos

Fonte: Entrevista com Azulão por Israela Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *