Município: Tavares – PB
Fundação: 1971
Membros: Seis irmãos da família Lopes, do município de Tavares.
Estilo Musical: Instrumental/Folclórico/Nordestino.
Zé Pretinho, mestre e líder do grupo, que aprendeu a tocar pífano com o pifeiro Joaquim Bino decidiu montar a banda Cabaçal com seus irmãos porque não havia mais tocadores de pífano na cidade, pois o seu único parceiro, o mestre Bino, devido à idade, não conseguia mais ecoar o seu pífano.
Inicialmente foi difícil formar a banda, pois seus irmãos não sabiam tocar e ele não tinha instrumentos para ensinar-lhes, mas, com a criatividade de um mestre improvisou materiais para tocar: baldes de alumínio (zabumba), tampas de panelas, os pratos, e canos de ferro (os pífanos). Depois, confeccionou os instrumentos de percussão com troncos de árvores e couro de bode, e os pífanos de taboca.
Hoje, devido à escassez de matéria-prima, esses artistas do som tocam com pífanos de alumínio, confeccionados por Zé Pretinho, e instrumentos de percussão industrializados.
As bandas de pífanos são expressões autênticas da cultura nordestina, sendo sempre solicitadas para apresentações durante comemorações de datas religiosas. Geralmente são formadas por alguns tocadores de pífanos, um tocador de bombo, um de pratos e um de tarol ou caixa.
Fontes:
http://maspt.blogspot.com.br/2011/08/banda-cabacal-do-ze-pretinho-da-paraiba.html
http://martinhoalves.blogspot.com.br/2011/07/festa-das-neves-no-ponto-de-cem-reis-o.html