Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Local de Origem: Bom Jesus-PB
Gênero: Rock, Baião e Ciranda
Ano de Criação: 1996
Álbuns Lançados: Oficina dos Costumes (2008)
Integrantes: Wandenberg Pegado (guitarra solo e vocal), Mário Brito (baixo e vocal), Eduardo Brito (guitarra base, percussão e vocal) e Gugagrimalde (bateria e percussão)
O Cabeça Chata surgiu em março de 1996, na cidade de Bom Jesus, localizada na divisa do Estado da Paraíba com o Ceará. No entanto, a banda teve seu ponto de projeção em Cajazeiras, cidade pólo do alto sertão paraibano. Com a proposta do rock’n’roll, as influências eram diversas, vindas dos anos 80 e 90. A diferença do Cabeça Chata é que os os sertanejos desafiam a receita de sucesso e propõem um mergulho mais profundo na mistura de estilos aparentemente tão paradoxais: é rock no baião e ciranda no rock.
Até então, o Cabeça Chata era só mais uma banda cover, e o trabalho autoral estava surgindo aos poucos. Participavam de diversos festivais em Cajazeiras, se apresentavam em quase todo o sertão até chegar a tocar nos dois grandes centros do Estado (Campina Grande e João Pessoa), já com trabalho próprio mais consistente. Desde seu início, a banda passou por diversas formações até chegar a atual, que conta com: Wandenberg Pegado (guitarra solo e vocal), Mário Brito (baixo e vocal), Eduardo Brito (guitarra base, percussão e vocal) e Gugagrimalde (bateria e percussão).
Em 2008, a banda gravou seu primeiro CD oficial intitulado “Oficina dos Costumes” gravado no SG Studio, mixado por Cabeça Chata e Sérgio Galo, e masterizado por Sérgio Galo. Ao lançarem seu primeiro disco investindo na experiência de fundir ritmos regionais com a liberdade sonora do rock´n roll.
Fontes:
https://www.last.fm/pt/music/Cabe%C3%A7a+Chata+(Para%C3%ADba)/+wiki
https://www.letras.com.br/cabeca-chata/biografia
https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/misturando-baiao-com-rock-cabeca-chata-lanca-cd-no-galpao-14