Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Local de Origem: João Pessoa-PB
Gênero: Punk Hardcore
Ano de Criação: 1996
Álbuns Lançados: Aos Mortos (2012)
Facebook: https://www.facebook.com/p/Comedores-de-Lixo
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2LTW8r15U68ULK7XiYwm41
Com uma proposta hardcore, a banda Comedores de Lixo foi formada no ano de 1996 na cidade de João Pessoa, seguindo a linha “old school”, a banda continua ligada à cena alternativa Paraibana com a mesma ideia inicial: fazer um som direto, agressivo e informativo. As letras da banda procuram desenvolver a temática urbana, expressando toda a visão da realidade social. Dessa forma, procura- se promover uma maior conscientização.
Para Lawrence, um dos integrantes originais da banda, a cada nova fase da banda é um aperfeiçoamento, cada novo componente que entra vem com uma influência diferente, mas mantendo sua linha de som. A banda teve início após ensaios que ocorriam em uma serigrafia, no começo sem qualquer ideologia, sendo as letras sexistas, na época o movimento “Punk” ainda não era muito forte em João Pessoa, depois disso passaram a adotar letras mais politizadas sem sexismos.
Os primeiros anos foram difíceis para bandas no período de 2000 a 2009 tiveram poucas oportunidades para realização de shows, só obtiveram melhores resultados a partir de 2010, pois na época eram principalmente emam muito mais valorizadas bandas que faziam cover, finalmente em setembro de 2012 foi lançado o primeiro álbum oficial da banda intitulado “Aos Mortos” disponível nas plataformas digitais como Spotify, com 16 faixas inclusas.
Não sendo considerado um disco conceitual, mas uma evolução onde a primeira demo tape foi produzida em um estúdio de gravação no bairro dos Bancários em João Pessoa. O primeiro CD da banda só continha músicas inéditas. A ilustração da capa do primeiro álbum foi de Jansen Baracho, de Natal (RN), escolhendo um tema relacionado ao título do CD.
“Aos Mortos” é um disco é pautado pelo som rápido, direto e sem firulas, com letras dignas da aula de sociologia: criminalidade (‘Novo heroísmo’), sociedade (‘Estado paralelo’), pobreza (‘Alarde’, ‘Esmolas’), etc. Lawrence, o vocalista integra a velha guarda do grupo, ao lado do baterista Beto. O guitarrista Roninho já é da nova geração (entrou para o time em 2005) e o disco contava com baixo de Anselmo, que depois das gravações foi morar em Portugal, sendo substituído por Macel.
Fontes:
https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/selo-lanca-comedores-de-lixo